Comunidade quilombola recebe 25 sisteminhas com apoio do Emater-PI e da SAF
03/12/2020 - 07:10

Comunidade é atendida pelo Projeto Viva o Semiárido
Localizada a 32 km do município de Paulistana, a comunidade quilombola São Martim se desenvolve pela sua organização e  com o auxílio do Governo do Estado do Piauí. Com mais de 150 anos de história, a comunidade que é formada por descendentes de escravos implanta projetos aprovados pelo Projeto Viva o Semiárido (PVSA), coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) em parceria com diversas entidades, entre elas o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI).

Nesta quarta-feira (02) a comunidade São Martim recebeu equipes da SAF e do Emater-PI, para a entrega de alevinos e kits com ração destinados aos 25 tanques construídos na localidade referentes ao projeto Sisteminha, que visa a produção integrada de alimentos.

A líder comunitária e beneficiária do projeto Milena Martins falou sobre as expectativas com a implantação do Sisteminha:

“Creio que o mais importante seja a soberania alimentar, estamos focados em nos alimentar melhor e posteriormente pensar no mercado. Hoje só temos a agradecer ao Governo do Estado e a todas as entidades envolvidas como o Emater-PI e a Secretaria de Agricultura Familiar”, ressaltou.
Foto_03122020_081206

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes comentou sobre as parcerias estabelecidas para beneficiar as comunidades piauienses.

“Nós temos uma satisfação imensa de estar participando dessa ação do Projeto Viva o Semiárido. Somos parceiros da SAF no desenvolvimento do Sisteminha no Estado. A nossa intenção é empoderar essas famílias e torná-las autossuficientes, a renda gerada com um projeto como esse, com a capacidade de mercado que ele tem, será reflexo futuramente na renda do município e no IDH do Piauí”, destacou Guedes.

A expectativa com o projeto é que a comunidade produza até 700 quilos de peixe entre as 25 famílias atendidas, que ainda serão contempladas com 20 pintos de postura industrial para a produção de ovos e galinhas.

O coordenador do projeto Viva o Semiárido no território da Chapada do Rio Itaim, Aderaldo Aquino, contou sobre o processo de formulação do projeto.

“Nós já tínhamos o contato com o professor Luís Guilherme da Embrapa que proporcionou a vinda do Sisteminha para esta comunidade. Conversamos com as famílias e elaboramos o projeto que as contemplou primeiramente com os tanques e em uma segunda etapa, que deve acontecer este mês, com as aves de postura”, afirmou.

A comunidade já havia sido contemplada antes com um projeto de cisternas também pelo projeto Viva o Semiárido. A captação da água se faz necessária pela pouca incidência de chuvas na região.

O PROJETO SISTEMINHA

Criado em 2002 pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme quando ele fazia doutorado em zootecnia na Universidade Federal de Uberlândia, o sistema foi aprimorado pela Embrapa Meio-Norte na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaíba.

O Sisteminha consiste em um tanque de piscicultura, construído artesanalmente, galinheiro, minhocário, hidroponia, um abrigo para compostagem, além de uma horta periférica. O objetivo do sistema é trazer autossuficiência alimentar as comunidades contempladas além de inclusão em novos mercados.

O professor, Luiz Guilherme, que esteve acompanhando a entrega dos alevinos comentou sobre as possibilidades para a comunidade São Martim.

“Já fazia cinco anos desde que começamos as conversas para a elaboração do projeto para esta comunidade e hoje conseguimos implantar uma quantidade considerável de tanques que possibilitará além da segurança alimentar o aumento de renda dessas famílias”, concluiu.

Foto_03122020_081206

O PROJETO VIVA O SEMIÁRIDO

O PVSA no Piauí,  coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), é executado pelo Emater-PI e por diversas outras  instituições e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em parceria com as associações dos agricultores familiares. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da população rural semiárida do Estado. Atualmente atende milhares de famílias em 05 territórios do Estado: Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Serra da Capivara.