INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Comunidade indígena do Piauí, beneficiária das ações do Emater, realiza festival de galinha caipira
06/01/2021 - 19:37  
  
Twitter 
Google+ 
Ao todo 27 famílias foram beneficiadas
Durante a manhã de hoje (06), foi realizado o primeiro festival de galinha caipira na comunidade indígena Kolping Nazaré, em Lagoa de São Francisco. A comunidade é beneficiada com o Progere II. Ao todo 27 famílias são beneficiadas com criação de galinha caipira, sendo contempladas com toda a estrutura para manejo e produção com tecnologias inovadoras. 

Na comunidade indígena  os técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí - Emater-PI, (regional Piripiri), Dionísio Uchoa e Fabiano de Oliveira fazem o acompanhamento. O cacique Henrique, beneficiado pelo projeto, falou sobre a importância da presença do Emater.

“Os técnicos do Emater estão fazendo um ótimo trabalho aqui na comunidade, o sucesso do nosso projeto se deve muito a isso”, destacou. 

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, comentou sobre a necessidade de apoio a avicultura caipira no Estado.

“Essa tem sido uma de nossas bandeiras, aproveitar o potencial que já existe em nosso Estado para proporcionar  melhores condições de vida a nossa população. A galinha caipira que já é parte da nossa culinária caminha para se tornar uma alternativa para o crescimento de nossa economia, e o Emater-PI é uma das instituições que auxilia nessa transformação”, afirmou Guedes.

Durante os últimos meses, diversas iniciativas foram criadas pelo Emater-PI para fortalecimento da avicultura caipira, conheça o nosso curso de capacitação de produtores na área, completo em 10 módulos no YouTube: https://youtube.com/playlist?list=PLLJowgwdyZQZRj-BfMjB4Xic1BVlMeaUl

Marinete da Silva Pereira, também residente da comunidade aproveitou a oportunidade para falar sobre as expectativas de melhoria de renda com o projeto. 

“Nós não tínhamos uma renda fixa e agora com esse projeto as coisas já estão melhorando. Os técnicos do Emater nos ensinaram muita coisa, como cuidar das galinhas, entre outras coisas, a gente acredita que a renda das nossas famílias vai melhorar bastante”, afirmou. 


PROGERE II

Progere II tem o objetivo de aumentar a renda dos pequenos produtores rurais, mediante a concessão de incentivos financeiros e de assistência técnica para a implantação de práticas agrícolas ambiental, social e economicamente sustentáveis, e  a inclusão desses produtores nos mercados dos arranjos produtivos relevantes. No Piauí é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e executado pelo Emater-PI.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64