Emater-PI auxilia entrega de sementes e mudas a produtores rurais
29/01/2021 - 16:33

Com apoio do Emater, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) coordenou a entrega de sementes de milho, feijão e mudas de palma forrageira e cajú para todos os municípios do Piauí.

O critério para seleção das localidades foi por município que já demandasse assistência técnica sendo assim priorizados localidades que são assistidas pelos programas Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Progere, DOM Helder Câmara, além de comunidades tradicionais como os quilombolas.

A logística da distribuição foi desenvolvida e executada durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, chegando agora a sua fase de conclusão, restando apenas a parte da distribuição de mudas de caju.

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, falou sobre o trabalho feito em conjunto.

“A SAF é nossa parceira em diversas ações e esta foi mais uma delas, organizamos um sistema para que a entrega fosse concluída de forma rápida atendendo os nossos produtores. A entrega das sementes constitui uma ação imediata para a recuperação econômica, nossos produtores precisam de alternativas em um ano que ainda passa pela pandemia”, afirmou Guedes.

Ao todo 76 mil sementes de milho, 67 mil sementes de feijão, 708 mil mudas de palma e 459 mil mudas de cajú foram distribuídas em ação conjunta entre o Emater-PI, a SAF, Prefeituras e Sindicatos de Trabalhadores Rurais contemplando os 224 municípios do Estado.