Emater-PI apresenta projetos em evento para gestores em agricultura
31/03/2021 - 14:42

A construção de parcerias foi um dos pontos da apresentação
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou ontem e hoje, 30 e 31 de março, o Webinário Piauiense de Secretários e Secretárias de Agricultura. O evento tem o apoio da Adapi, Agência de Fomento, APPM, Coordenação de Irrigação, Emater, Iterpi, Seagro, Semar e Seplan. Além de secretários/as de agricultura e prefeito/as, participarão do encontro, técnicos/as dos órgãos e instituições ligadas ao desenvolvimento rural, coordenação dos Conselhos Territoriais, Agentes Territoriais e coordenadores de unidades gestoras de programas desenvolvidos pela SAF.
O objetivo do evento é acolher novos gestores e novas gestoras municipais de agricultura do quadriênio 2021 a 2024, afim de apresentar as política públicas voltadas para o desenvolvimento do campo e disponibilizar os meios e os instrumentos necessários para acessá-las, tendo em vista a intensificação das parcerias com os municípios como forma de fortalecer os processos produtivos.

O diretor-geral do Emater, apresentou os projetos executados pelo Instituto e destacou a importância da construção de parcerias para o desenvolvimento da agricultura familiar.

"É muito importante que tenhamos nos reunido aqui neste evento para destacar a necessidade de firmarmos parcerias por meio de acordos de cooperação técnica entre o Emater-PI e as prefeituras, precisamos deste contato para alinharmos propostas para o beneficiamento da agricultura familiar no Estado. Nós precisamos que os prefeitos busquem a integração com os deputados que nos representam para direcionar emendas parlamentares e, com essas parcerias, será possível fazer da agricultura familiar piauiense algo que vai contribuir de forma cada vez mais efetiva em nossa economia", destacou Guedes.

Além da explanação sobre as ações do Emater-PI, Francisco Guedes também respondeu a perguntas sobre a restruturação do Instituto e as parcerias construídas com as prefeituras.

O diretor-presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí - Piauí Fomento, Luiz Carlos, falou sobre a relevância do evento e das parcerias com outras instituições.

"É muito importante estar aqui nesse encontro disseminando essas informações mesmo durante uma pandemia. Parabenizar a SAF pela iniciativa, também o Emater que é um parceiro nosso as 17 regionais são, indo nas propriedades e elaborando os projetos no âmbito do fomento rural e acredito que vamos beneficiar um número considerável de produtores", destacou Luiz Carlos.

O evento contou com a participação de gestores de mais de 200 municípios, além de diretores e coordenadores de órgãos do Estado.

Para ter acesso a apresentação com os números dos programas executados pelo Emater-PI, acesse: http://www.emater.pi.gov.br/download/202103/EMATER31_bdee170756.pdf