Técnicos do Emater-PI levam adutora para comunidade quilombola isolada
30/04/2021 - 09:51

Ao todo, 30 famílias foram beneficiadas com a ação

Nesta quinta-feira (29), equipes da Regional de Paulistana do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) realizaram a implantação de 3 quilômetros de adutora para levar água da Barragem de Pedra Redonda à comunidade quilombola Chapada, que fica a 70 quilômetros da sede do município de Jacobina do Piauí.

A ação realizada por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) beneficia diretamente 30 famílias da comunidade que irão utilizar a água para irrigar plantações de palma, milho, feijão e gliricídia, árvore nativa da América Central usada como forragem para bovinos, ovinos e caprinos, e que tem propriedades capazes de aumentar significativamente a produtividade das lavouras, sem a necessidade de fertilizantes químicos.

Como a comunidade é isolada e de difícil acesso, as equipes do Instituto tiveram bastante dificuldade para realizar a atividade, que precisou ser adiada por 15 dias devido as condições de acesso, após fortes chuvas na região.

Os trabalhos foram realizados pelo coordenador regional de Paulistana, Joicione Rodrigues, e os técnicos Juvaldi Luz, Taide Sávia e Francielton.

“Nosso sentimento é de gratidão e de dever cumprido por conseguir levar assistência técnica a uma localidade tão isolada como a Chapada, juntamente com os nossos técnicos estamos conseguindo romper essa barreira para levar nosso trabalho às comunidades”, destaca o coordenador regional de Paulistana, Joicione Rodrigues.

Colmeias

No mesmo dia, os técnicos do Emater-PI realizaram a entrega de 72 colmeias para os moradores da comunidade, com o intuito de fomentar a implantação de mais uma atividade geradora de renda para as famílias da comunidade.

Foto_30042021_090437