Emenda parlamentar impulsiona ações do Emater em Tanque do Piauí
06/05/2021 - 14:29

Encontro virtual marcou o início da execução da parceria.
Nesta quinta-feira (06), uma reunião virtual marcou o início das atividades da parceria entre o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) e a Prefeitura Municipal de Tanque do Piauí, através de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre os entes no último mês de março.

Participaram do encontro virtual, o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, o deputado estadual Franzé Silva, o prefeito de Tanque do Piauí Natanael Sales, o Tiel, além de técnicos e dirigentes do Instituto, da Prefeitura e da Embrapa, bem como parceiros regionais como as coordenações territoriais de desenvolvimento sustentável e do PROPIAUI.

Com recursos da ordem de R$ 217 mil, sendo R$ 150 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Franzé Silva e contrapartda da prefeitura de R$ 67 mil, a ação em Tanque do Piauí visa elevar o nível tecnológico dos sistemas produtivos praticados pelos agricultores familiares, com foco na inovação e no aumento da renda e da qualidade de vida das famílias no meio rural, além de proporcionar aos agricultores familiares o acesso às políticas públicas de apoio a Assistência Técnica e Extensão Rural, especialmente acesso ao Crédito Rural Orientado.

O parlamentar destacou a importância das ações do Emater-PI no Piauí e ressaltou que irá continuar buscando recursos que reforcem a atuação do Instituto no Piauí.

“Vamos trabalhar para que o Emater-PI possa, cada vez mais, ser esse instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar piauiense e, para isso, iremos continuar buscando recursos para fortalecer a atuação do Instituto”, afirmou o deputado estadual Franzé Silva.

A parceria prevê que os agricultores familiares do município tenham acesso a tecnologias de produção de galinha caipira, manejo de caprinos, produção, manejo e processamento do caju, além do sistema integrado de produção de alimentos, o “Sisteminha Embrapa”.

Desde o início de 2021, o Emater-PI já formalizou mais de 40 parcerias com novos gestores municipais para a implementação de planos municipais de desenvolvimento rural visando o fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda para as famílias agricultoras e a melhoraria do IDH dos municípios piauienses.

"Nossa intenção com estas ações é facilitar, com o apoio dos parlamentares piauienses, que os nossos programas e projetos cheguem de forma mais rápida e concreta aos nossos agricultores e agricultoras familiares. Em Tanque, estamos começando este grande trabalho e vamos fazer de tudo para concluí-lo e replicá-lo com sucesso”, destacou o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes.

O prefeito Tiel Sales agradeceu o empenho das equipes do Emater e da secretaria Municipal da agricultura e do pesquisador da Embrapa Valdemicio Ferreira, e a disponibilidade e apoio do deputado Franzé Silva em alocar essa emenda parlamentar de fundamental importância para o desenvolvimento rural do município de Tanque do Piauí.