Ações do Emater-PI são apresentadas em oficina de formação sobre gênero da CONTAG e FIOCRUZ
21/05/2021 - 10:17

Evento acontece de forma totalmente virtual

Teve início nesta quinta-feira (20) e segue até hoje (21), a oficina de formação sobre gênero, quintais produtivos, e desenvolvimento de territórios saudáveis promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com diversas organizações governamentais, como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI), e não governamentais, como a Obra Kolping.

A presidente da FETAG-PI, deputada estadual Elisangela Moura, destacou a importância das parcerias para a realização do evento virtual, que visa discutir o maior protagonismo feminino no meio rural.

“Estamos felizes com estas parcerias para desenvolver esse projeto de autoformação, com o protagonismo das mulheres, especialmente pelo fortalecimento dos quintais produtivos. O objetivo dessa nossa oficina é a cooperação estruturante para uso saudável e solidário dos nossos territórios rurais”, destacou.

A representante da Fundação Oswaldo Cruz no Piauí, Elaine Nascimento, destacou a importância da temática da oficina dada a realidade atual em que os crescentes casos de violência contra a mulher obrigam a sociedade refletir sobre as questões de gênero.

“Este projeto é fantástico e nós gostamos de ações desta natureza, e acreditamos neste processo porque temos muita potência, e nós mulheres queremos demonstrar que somos capazes”, comentou Elaine.

O presidente Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Aristides Santos, destacou a importância da parceria com a Fiocruz para a ampliação da organização dos territórios de desenvolvimento.

“Este é um momento importante onde vamos discutir sobre gênero e para nos conhecermos melhor. Esta parceria com a Fiocruz é de grande importância, porque vamos atuar cada vez melhor em nossas bases e a ideia é cria uma rede de política voltada para saúde e organizar cada vez melhor nossos territórios”, disse Aristides.

Representando o governador do estado, Wellington Dias, na abertura do evento, o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, destacou a importância de projetos vinculados ao Consórcio Nordeste como o Sistema de Informações Regionais da Agricultura Familiar do Nordeste (SIRAF/NE), que visa facilitar a comercialização dos produtos da agricultura familiar do Nordeste e o Programa de Alimentação Saudável (PAS), inciativa que visa apoiar os agricultores familiares piauienses através da compra dos produtos para serem distribuídos entre as instituições parceiras que prestem assistência à famílias carentes, em um investimento de R$ 4 milhões, oriundos do PRO Piauí, programa de desenvolvimento social e econômico que prevê investimentos de R$ 6 bilhões até 2022 em todo o estado.

“O governador deve lançar, no próximo mês, o PRO Piauí em fortalecimento da agricultura familiar com destinação de mais de R$ 10 milhões em recursos próprios para ações que visem o fortalecimento da agricultura familiar piauiense. Do Emater, temos 7 projetos neste programa, com destaque para o Sisteminha/Embrapa, que visa a superação da extrema pobreza com empreendedorismo, e o outro é o projeto de quintais produtivos agroecológicos em 30 municípios com o menor IDH do estado do Piauí”, destacou o Francisco Guedes.

Além dos projetos do Sistema de Produção Integrada de Alimentos e o dos quintais produtivos, o Emater-PI ainda vai executar, com recursos do PRO Piauí, a implantação de unidades de propagação rápida de manivas de mandioca, unidades de apoio a produção e beneficiamento caju, mandioca, caprinos, aves, além da implantação de um campo agrícola comunitário e a realização de eventos e capacitações, todos os projetos em fase final de licitação.

A integra do primeiro dia de atividades da oficina está disponível no canal do Emater-PI no Youtube.