O município de Demerval Lobão, localizado a 30 km de Teresina, conta com um escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, que foi reformado e estruturado em parceria com a Secretaria de Agricultura. O município tem uma população de 13 mil habitantes, com cerca de 40% da população na zona rural e a principal atividade das famílias é a agricultura de subsistência, com 15 assentamentos de produtores rurais.
Durante o ano de 2006 foram elaborados, pelo Emater, e contratados pelos Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, cerca de 200 projetos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf nas áreas de caprinoovinocultura, galinha caipira, horticultura, aquisição de máquinas de costura e comércio em geral beneficiando cerca de 200 agricultores. Nas linhas de investimento, por exemplo, foram contratados cinco projetos do Pronaf C investimento beneficiando cinco famílias nas atividades de pastagem, cercado e suinocultura.
A assistência dada pelos técnicos do Emater aos agricultores do município, possibilitou a realização de cursos e capacitações, além de acompanhamento e monitoramento do trabalho dos agricultores familiares.
Foi realizada capacitação em fabricação de farinha, no período de junho do ano passado, na comunidade Marimba beneficiando cerca de 20 agricultores. Também foi realizada capacitação em manejo bovino (gado de corte), durante o mês de setembro de 2006, beneficiando 15 agricultores familiares.
Uma das atividades que vêm sendo desenvolvida com sucesso no município é a avicultura, com destaque para a criação de galinha caipira. A produção vem sendo comercializada na própria cidade, em cidades vizinhas e também em Teresina.
No último dia 19, foi realizada uma reunião, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Demerval Lobão, com a presença de 60 agricultores, com o objetivo de divulgar o plano safra 2006/2007. Dentre os pontos principais estavam o seguro obrigatório Proagro Mais; Zoneamento Agrícola; juros e cultura da mandioca.