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Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Isolamento social antecipa tendência por atendimentos remotos no Emater-PI
24/05/2021 - 08:29  
  
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Atividades online passaram a fazer parte do cotidiano

Os técnicos e extensionistas dos órgãos que prestam assistência e levam a extensão rural a agricultores familiares são aqueles que estão mais diretamente ligados às famílias beneficiadas pelas ações destas instituições, no entanto, a pandemia do novo coronavírus e as regras de distanciamento social por ela impostas geraram dificuldades para a realização destes atendimentos no meio rural.

 A pandemia antecipou a tendência por atendimentos remotos através da exigência de uma maior participação dos órgãos públicos no meio digital. Atento à esta tendência, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) lançou, ainda em 2019, o aplicativo Emater Digital, com o objetivo de fornecer alternativas para que os agricultores familiares consigam o acesso à informação e solicitação de serviços, entre outras atividades. Atualmente, o aplicativo está em pleno funcionamento apenas na capital, mas, um convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária deve levá-lo a todo o estado.

“O Emater Digital é um sistema de gestão que está sendo atualizado por um projeto em convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em um investimento de R$ 1 milhão, que engloba o desenvolvimento do sistema de gestão do Emater-PI, o aplicativo e a aquisição de equipamentos, bem como a capacitação de 500 técnicos para a utilização das ferramentas digitais”, destaca o Jerônimo Filho, coordenador da iniciativa. 

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, destaca que devido ao caráter de assistência técnica de muitos atendimentos realizados pelos técnicos do Instituto, a Ater remota não deve substituir as atividades presenciais, mas, veio a facilitar a atividade dos técnicos do órgão, especialmente com as parcerias que visam melhorar a estrutura para os técnicos.

“A Ater remota não substitui a presencial, mas essa ferramenta veio a adicionar no trabalho dos nossos extensionistas e nós estamos buscando várias parcerias com entidades e instituições, como essa do Emater Digital com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para instrumentalizar ainda mais os nossos extensionistas neste sentido” destaca Guedes.

Capacitações online levam conhecimento a agricultores e técnicos na pandemia

Com o objetivo de capacitar seus técnicos e os agricultores beneficiados pelo Instituto, em 2020 a Diretoria de Educação e Extensão Rural do Emater-PI idealizou uma série de cursos e capacitações transmitidos através do canal do Instituto no Youtube. Batizada de “Emater TV”, a iniciativa promoveu cursos sobre Avicultura e Caprinocultura, ambos com certificação aos participantes.

Além disso, através do “Diálogos de Ater”, também veiculado no canal do Instituto no Youtube, foram realizadas 30 palestras online sobre os variados temas que se relacionam com a agricultura familiar. Na última edição, realizada no último dia 12 de maio, os participantes debateram a representatividade das quebradeiras de coco babaçu no Estado do Piauí, abordando desde aspectos relacionados à preservação dos babaçuais ao empoderamento destas mulheres, incluindo situações relacionadas à assistência técnica prestada a essas agricultoras por órgãos que atuam em suas respectivas comunidades, casos do Emater-PI e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).    

Ferramentas digitais como alternativa

Nos atendimentos diretos aos agricultores familiares, os técnicos do Instituto têm buscado alternativas para diminuir os riscos de contaminação sem prejudicar a prestação dos serviços, neste aspecto, as mídias sociais têm tido grande importância.

O técnico do Emater-PI que atua Regional de São Gonçalo do Piauí, Edilson Alves, conta como as ferramentas digitais têm contribuído para que os atendimentos aos beneficiados pelas ações do Instituto não sejam suspensos.

“Um agricultor me contatou via WhatsApp solicitando que eu fizesse a renovação da sua DAP, então, eu pedi que ele me enviasse seus documentos e a produção do mesmo, imediatamente ele me mandou, eu emiti a DAP, assinei, escaneei e mandei via WhatsApp mesmo, ele imprimiu e assinou sem sair de sua propriedade”, afirma.

Na outra ponta, os agricultores comemoram a possibilidade de terem suas demandas atendidas pelos técnicos do Instituto mesmo em momentos em que os atendimentos presenciais ficaram impossibilitados devido ao avanço da pandemia, como explica o agricultor familiar Marcelo Ribeiro, morador chácara mandacaru, no povoado de mesmo nome, no município de São Gonçalo do Piauí, atendido de forma remota pelo técnico do Instituto no município Edilson Alves.

“Entrei em contato com o técnico porque necessitava de atualizar a minha DAP, pois aumentei a minha área de cultivo e, consequentemente, a minha renda. Passei todos os dados via WhatsApp, o técnico do Emater-PI imediatamente realizou o processo e me enviou de volta pelo mesmo aplicativo. Foi um atendimento excelente e eu fiquei bastante agradecido”, comemora o agricultor.

Edilson Alves afirma que até mesmo atendimentos mais complexos foram facilitados devido a funcionalidade da Ater Remota na pandemia, diminuindo os riscos de infecção tanto para o servidor, quanto para o agricultor.

“Eu fiz um atendimento interessante sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), quatro irmãos agricultores me contataram via WhatsApp me perguntando o que precisariam para realizar o cadastro, eu os orientei, recebi via aplicativo toda a documentação, as coordenadas da propriedade, já que se tratava de casos de usucapião, fiz o cadastro, emiti o recibo e enviei a eles via WhatsApp. De uma vez só, atendi a quatro famílias sem que ninguém precisasse se expor a riscos de infecção”, finaliza.

Jeronimo Filho, coordenador da Regional de Teresina do Emater-PI, destaca que, devido a pandemia, os servidores da unidade também passaram a atuar de forma remota, utilizando-se das ferramentas digitais para dar andamento às demandas dos agricultores atendidos pelo Instituto na capital.

“A Regional de Teresina do Emater-PI está funcionando quase em sua totalidade de forma remota, usando as ferramentas digitais, principalmente o Whatsapp, para levantamento de demandas, marcação de visitas e reuniões, recebendo documentação em PDF para montar os processos para a emissão de DAP’s. Com aquelas pessoas que já têm DAP e a gente já conhece isso é facilitado e aquelas que a gente não conhece, que estão solicitando a declaração pela primeira vez, a gente agenda uma visita à propriedade”, afirmou.

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