INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Atuação de técnicos do Emater-PI garante direitos a agricultores familiares
27/05/2021 - 10:37  
  
Twitter 
Google+ 
Roberval Gabriel em atendimento em Beneditinos

Além das atividades diretamente no campo, prestando assistência técnica aos agricultores nas propriedades, os técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) realizam atividades burocráticas primordiais para que os benefícios dos programas cheguem aos agricultores familiares piauienses. Eles elaboram projetos, analisam documentos, se reúnem com gestores municipais e representantes de bancos e instituições que se relacionam, de alguma maneira, com a agricultura familiar.

Nesta semana, o supervisor territorial do Instituto na região de Altos-PI, Roberval Gabriel, participou de atividades que exemplificam este aspecto da atuação dos técnicos do Instituto.

Na segunda-feira (24), Roberval esteve em agências do Banco do Nordeste, em Teresina, para fiscalizar o andamento das propostas de crédito rural elaboradas por ele para agricultores familiares e enviadas ao banco para eventual financiamento. Antes, o técnico já havia protocolado a proposta de um termo de cooperação entre o Emater-PI e o município de Novo Santo Antônio, com o intuito de ampliar a atuação do Instituto na cidade.

Já na terça-feira (25), Roberval Gabriel foi até a cidade de Beneditinos onde se reuniu com representantes e assentados da reforma agrária da Localidade Barreiros. Na oportunidade, o técnico colheu a documentação necessária para o enquadramento dos agricultores ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no grupo especifico para Famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária, o Pronaf A. Na comunidade, a expectativa é que os assentados sejam contemplados nas atividades produtivas de ovinos, irrigação, forrageiras, tudo isso utilizando a energia produzida pelas placas de captação de energia solar fotovoltaica, inovação tecnológica incluída nas propostas.  

Um dia depois, na quarta-feira (26), em Novo Santo Antônio, na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, atendeu a produtores rurais e realizou cadastros para que os agricultores comprem milho com subsídios junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e para que comercializem parte de sua produção para a Prefeitura, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No município, o técnico ainda emitiu Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP´s) e auxiliou os gestores quanto ao processo de adesão ao Seguro Safra. 

Hoje (27), Roberval Gabriel esteve na Comunidade Vaquejador, município de Pau D´arco do Piauí, onde atendeu a 32 famílias providenciando a emissão e a renovação de DAP´s. 

Foto_27052021_100528

Durante a semana, o técnico do Instituto, que ainda se recupera do drama pessoal de ter sofrido as consequências da pandemia, com a irreparável perda de sua mãe para a Covid-19, ainda teve motivação para prestar assistência técnica a piscicultores, irrigantes, elaborar propostas para subsídios de energia, além de projeto para a instalação de uma microempresa na área da bovinocultura e caprinovinocultura em Altos, dentre outras atividades.  

“O crédito rural é a nossa meta, estamos ampliando nossa área de abrangência em mais municípios, tornando viável a produção no período da estiagem, além de gerar renda com a qualificação da mão-de-obra do agricultor familiar”, ressalta Roberval Gabriel.

Foto_27052021_100528

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64