INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Técnicos do Emater-PI recebem capacitação da Equatorial sobre Tarifa Rural
28/05/2021 - 09:10  
  
Twitter 
Google+ 
Técnicos do Emater-PI recebem capacitação da Equatorial sobre Tarifa Rural Na última quinta-feira (27), técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) receberam uma capacitação da Equatorial Energia para que atuem na identificação dos agricultores familiares aptos a serem cadastrados na Tarifa Rural. A parceria entre Emater-PI e Equatorial foi firmada por meio de um termo de cooperação, assinado em 2020, por meio do qual será possível o apoio da realização de demais cadastros dos trabalhadores rurais nas sedes regionais do Emater. A capacitação ocorreu de forma remota. 

Segundo dados da concessionária de energia, atualmente, mais de 100 mil unidades consumidoras residenciais têm o subsídio e outras 80 mil estão aptas, porém ainda não foram cadastradas por não haver solicitação ou comprovação junto a distribuidora. Ao todo, 40 servidores do Instituto foram capacitados para realizarem a busca ativa dos agricultores que têm direito à tarifa reduzida. Um aplicativo foi disponibilizado pela concessionária de energia para que os técnicos realizem os cadastros.

Têm direito à Tarifa Rural os trabalhadores ou aposentados que residam em unidades consumidoras rurais, os descontos determinados pela Tarifa Rural, no entanto, não podem ser acumulados com outros benefícios do Governo Federal, como a Tarifa Social. 

Documentação necessária para cadastro

CPF, RG e Conta de energia atualizada, além de qualquer um dos documentos a seguir: Carteira de Trabalho e Promoção Social – CTPS; Carteira de Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Comprovante de recebimento de benefício do INSS como aposentado na situação de trabalhador rural; Declaração de aptidão (DAP) ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) emitida por uma agência ou secretaria estadual.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64