Emater-PI realiza oficina de manejo de caprinos e ovinos em comunidade quilombola
02/08/2021 - 08:08

Agricultores tiveram oficinas teóricas e práticas

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) realizou, na última terça-feira (27), uma oficina de manejo alimentar e sanitário de caprinos e ovinos, na comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí.

A comunidade é beneficiada pelo Projeto Viva o Semiárido-PVSA na atividade produtiva de ovinocaprinocultura. O Projeto atende diretamente 24 famílias, adquirindo matrizes e reprodutores ovinos e caprinos, instalações, equipamentos e Assistência Técnica Sistemática-ATS, com investimentos totais no valor de R$ 175.919,61. A assistência técnica à comunidade é fornecida por técnicos do Emater-PI da regional de Oeiras, sendo como técnico responsável o Extensionista Rural Evandro Borges da Silva.

A Oficina foi conduzida pelo técnico responsável pela ATS à comunidade e pelo Agrônomo Francisco Gildevan de Sousa (URGP/PVSA) e teve apoio do assessor do EMATER-PI Edivaldo Carvalho. A atividade foi divida em duas partes, a primeira foi a teórica, em que foram discutidos e socializados temas, como, a importância da implantação de banco de proteínas, silagem e feno, mineralização do rebanho, identificação das principais doenças que atingem caprinos e ovinos, destacando sua prevenção e controle, entre outros. A segunda parte da oficina foi a prática, com vermifugação e vacinação de rebanho; identificação de verminose através do método FAMACHA e escrituração zootécnica.

“A comunidade Quilombola tem como principais fontes de renda a produção de milho, feijão e criação de animais de pequeno porte como o ovino , o caprino e galinha caipira, o Projeto Viva o Semiárido deu uma grande contribuição para a Agricultura Familiar Quilombola com as aquisições do Projeto e esse curso de manejo ele veio em uma boa hora, já que temos grande carência de assistência e cursos na área de produção dos nossos animais, agradecemos ao Emater-PI por estar com a gente em todas as etapas deste projeto”, destacou Marcos Vinicius, presidente da Associação da Comunidade.

“A comunidade Salinas vem aceitando muito bem nossas orientações e tem contribuído para o andamento do Projeto. As ações do Emater-PI, em parceria com a SAF e o FIDA, vem contribuindo para uma melhoria da produção e consequente melhoria de vida destas famílias, iremos continuar apoiando e queremos ver os resultados futuros”, pontuou o técnico Evandro Borges.

Foto_02082021_080850