INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater-PI implantará campo irrigado para a produção e agroindústria de mandioca no Quilombo Mimbó
12/08/2021 - 19:37  
  
Twitter 
Google+ 
Diretor-geral do Instituto apresentou as iniciativas
Localizada na zona rural de Amarante, a 160 quilômetros de Teresina, a comunidade  Quilombola do Mimbó, tem sido por mais de 200 anos sinônimo de luta e resistência de um povo que carrega na pele as marcas de sua herança. 

Um dos mais antigos do Brasil, o Quilombo do Mimbó é formado por 600 pessoas e foi formado inicialmente por escravos fugitivos da região de Oeiras ainda no século XIX. 

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí está presente no Mimbó através da atuação dos seus técnicos, que prestam assistência e elaboram projetos para os quilombolas, que tem na agricultura familiar uma de suas principais atividades. 

Nesta quinta-feira (12), o diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, esteve no quilombo para conversar com os quilombolas, ouvir as demandas e anunciar melhorias para a comunidade. 

Através da atuação dos deputados estaduais Franzé Silva e Francisco Costa, da Frente Parlamentar em Apoio à Agricultura Familiar, o Emater-PI irá implantar um campo irrigado para o cultivo de mandioca, com uma unidade de beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos da cultura. 

Além disso, estão previstas adequações de acesso ao mirante e à Caverna do Quilombo Mimbó, bem como a elaboração de um projeto de lei para criação do Parque Ambiental Estadual no quilombo Mimbó.

“Estamos juntando o Emater com a Obra Kolping, a vice-governadora, Regina Souza, e a Frente Parlamentar estadual em Apoio à Agricultura Familiar em prol da geração de emprego e renda para as famílias agricultoras aqui do Mimbó, com turismo, com o parque ambiental e a urbanização do mirante para gerar renda para as famílias agricultoras da comunidade”, destacou o diretor-geral do Instituto.

Ramon Paixão, jovem morador do quilombo, comemorou a iniciativa e destacou a importância das ações previstas para a comunidade. 

“A urbanização vai melhorar o acesso ao mirante, que ainda é difícil, e vai gerar emprego e renda aqui para as famílias do Mimbó”, afirmou Ramon Paixão. 

Os moradores do quilombo irão se reunir na próxima semana para definir os pontos prioritários para o início do processo de implantação do campo irrigado, que será executada pelo Emater-PI.

Acompanharam o diretor-geral na visita, o diretor de Convivência com o Semiárido, Antônio José Sales, e o técnico do Instituto que atua no quilombo, Alexandre. 
Foto_12082021_070843

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64