INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Técnicos do Emater-PI visitam comunidade quilombola beneficiada com Sisteminhas
17/08/2021 - 07:27  
  
Twitter 
Google+ 
Os 25 sistemas foram implantados no quilombo no fim de 2020
Na última semana, equipes da Regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) de Paulistana retornaram à Comunidade Quilombola São Martin para verificar como estão os 25 sistemas de produção integrada de alimentos (Sisteminhas), implantados pelo Instituto na localidade no fim de 2020, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), através do Programa Viva o Semiárido (PVSA). 

A equipe esteve acompanhada do criador da tecnologia, o pesquisador da Embrapa Luiz Carlos Guilherme, além de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Na oportunidade, pesquisadores e técnicos ouviram as demandas dos agricultores para que a iniciativa seja aprimorada, com base nas experiências da comunidade. 

Ao todo, são 25 unidades do Sisteminha na comunidade, voltados, prioritariamente, para a garantia da soberania alimentar dos quilombolas, nelas, os agricultores produzem peixes, ovos, frangos de corte e, em alguns casos, hortaliças. 

O PROJETO SISTEMINHA

Criado em 2002 pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme quando ele fazia doutorado em zootecnia na Universidade Federal de Uberlândia, o sistema foi aprimorado pela Embrapa Meio-Norte na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaíba.

O Sisteminha consiste em um tanque de piscicultura, construído artesanalmente, galinheiro, minhocário, hidroponia, um abrigo para compostagem, além de uma horta periférica. O objetivo do sistema é trazer autossuficiência alimentar as comunidades contempladas além de inclusão em novos mercados.

Foto_17082021_070832



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64