Ampliação das ações do Emater são foco de visita de equipe do Instituto ao sul do Piauí
26/08/2021 - 21:54

Coordenador de Projetos tem agenda extensa na região

Em agenda extensa pela região sul do Piauí, nesta quinta-feira (26) o coordenador de Projetos Especiais ProPiauí /Prosocial no Emater-PI, André Rocha, esteve reunido com a equipe Técnica da Regional de São Raimundo Nonato para planejamento de ações e projetos priorizados pra região, assim como, a priorização de ações de crédito rural nos 13 municípios da região.

Participaram da reunião o Coordenador Regional, Eduardo Galvão e toda sua equipe técnica da regional.

Foi dado destaque especial para a retomada das atividades do Instituto no Município de Guaribas, que agora passa a contar com escritório do Emater-PI em parceria com a Prefeitura Municipal.

Em seguida, André Rocha esteve reunido com representantes do Conselho Territorial da Serra da Capivara e da Coordenação Regional de São Raimundo Nonato para discutir estratégia de ATER para o "Território Quilombo das Lagoas".

Na ocasião participaram também da reunião o Coordenador Regional de São Raimundo Nonato, Eduardo Galvão, o Articulador Territorial, Erasmo Carlos, a representando do Conselho Territorial, Neuma Borges e o representante do Colegiado de Antropologia, Professor da UNIVASF, Jaime Macêdo.

Durante a reunião foi discutida a demanda apresentada pelo Conselho Territorial da Serra da Capivara para que o Emater-PI designe extensionistas para priorizar ações de ATER no conhecido "Quilombo das Lagoas", território formado por um conjunto de comunidades quilombolas que totalizam aproximadamente 1.500 famílias.

A ação prevê dentre outros projetos, um programa de recatingamento com essências nativas, como por exemplo o Umbuzeiro, proporcionando a recuperação de áreas degradadas integrado com o aproveitamento econômico do umbu e outras espécies.

Mais tarde, André Rocha, juntamente com o Coordenador Regional de São João do Piauí, Arlindo Gregório, estiveram reunidos com o Diretor do Instituto Federal, Campus São João do Piauí, Professor Jopson, para discutir parceria para  viabilizar a participação de estudantes do Instituto Federal nas atividades da Unidade de Propagação Rápida de Manivas de mandioca do Assentamento Saco Curtume, Município de São João do Piauí, viabilizada através de recursos do Projeto Viva o Semiárido.

Na mesma reunião foi discutido a disponibilização de 5 técnicos egressos do Instituto para o Escritório Regional do Emater-PI através do Programa AgroIFNordeste, que se somarão às equipes do Instituto no acompanhamento aos Agricultores Familiares na região.

Foto_26082021_100821

Na mesma ocasião foi realizada uma reunião com equipe da EMBRAPA Meio Norte na qual os pesquisadores Valdemicio e Marcos Emanuel apresentaram o resultado das discussões com lideranças do Assentamento Marrecas para implantação de projetos de pesquisas na área de produção das culturas da Banana e  Maracujá.

Além do projeto de pesquisa, a região será um dos quatro perímetros irrigados do Estado que serão beneficiados com o Projeto de Unidades de Referência Tecnológicas de Fruticultura, incluindo os polos dos tabuleiros litorâneos, platôs de Guadalupe e Conceição do Canindé.