INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Com apoio do Emater-PI, agricultores produzem em horta comunitária implantada em escola estadual
22/09/2021 - 18:33  
  
Twitter 
Google+ 
Ao todo, 14 famílias produzem na horta da escola


Em Santo Antônio dos Milagres, região do Médio Parnaíba Piauiense, a 120 quilômetros de Teresina, a atuação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) tem gerado renda para famílias de agricultores familiares que cultivam hortaliças orgânicas em um espaço da Unidade Escolar estadual Deputado Alberto de Moura Monteiro. Esta é uma das ações possíveis graças ao termo cooperação firmado entre o Instituto e a gestão municipal. 

Um técnico do Emater-PI tem prestado assistência semanalmente às famílias agricultoras, que já escoem a produção para os municípios vizinhos. 

Outros 52 municípios também já firmaram parceria com o Emater-PI, reforçando, assim, a atuação do órgão nas cidades, contribuindo para a melhoria da produção e, consequentemente, para o aumento da renda das famílias atendidas. 

Nesta quarta-feira (21), o diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, acompanhou o secretário de Fazenda e coordenador do PROPIAUÍ, Rafael Fonteles, que esteve no município para, entre outras atividades, conhecer a horta comunitária 

implantada na escola com o apoio do Emater-PI. 

“Essa é uma grande preocupação e o propósito do PROPIAUÍ, gerar alternativas de emprego e renda permanentes para a população com alternativas como essa, que tem a assistência técnica do Emater, em uma área do Estado e com o apoio do município. Aqui já temos famílias produzindo e vendendo para outras cidades, isso gera desenvolvimento econômico para as cidades do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles. 

Foto_22092021_070959

O diretor-geral do Emater destacou a importância das parcerias com as gestões municipais na execução de propostas como a de Santo Antônio dos Milagres. 


“Este projeto é um exemplo simbólico do termo de cooperação técnica entre o Emater e o município de Santo Antônio dos Milagres que está gerando renda para as famílias, que já estão vendendo para no município e nas cidades vizinhas. Através deste termo, nós já conseguimos elaborar 15 projetos de arranjos produtivos locais, especialmente na área da caprinocultura, galinha caipira e suinocultura, em um total de R$ 250 mil reais em análise na Piauí Fomento, para gerar mais renda para as famílias, melhorar o IDH dos municípios e ter alimentação saudável para a população”, destacou Francisco Guedes. 

O prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Paulo Cazimiro, destacou a importância da parceria com o Emater para os agricultores familiares do município. 

“Hoje, a gestão em parceria com o Emater, através do termo de cooperação, com a assistência que o Instituto tem dado a essas pessoas que estão todos os dias na labuta, fazendo com que tenham renda. Nós só temos a agradecer”, destacou o prefeito Paulo Cazimiro.


Foto_22092021_070954

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64