O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa visa a promoção e adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono no semiárido brasileiro. Trata-se de um conjunto de técnicas que aperfeiçoam atividades produtivas, reorientando-as para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental enquanto mantém ou ampliam a produção agropecuária de maneira sustentável.
Por meio do PRS Caatinga, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), promove um curso de especialização em “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”. O curso é voltado para a qualificação de assistentes técnicos e extensionistas que atuam junto a cooperativas e associações de produtores rurais para fomentar a adoção de práticas e tecnologias orientadas para a agricultura de baixo carbono.
Cinco técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) participam atualmente da capacitação, que teve atividades práticas em Petrolina-PE e Juazeiro-BA na última semana. A previsão é que outros sete servidores do Instituto tenham acesso à capacitação a partir da próxima turma.
O curso tem duração de 450 horas, distribuídas ao longo de cinco meses, com atividades remotas e presenciais.