INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater-PI viabiliza manutenção e expansão de dessalinização de água para comunidades do semi-árido
19/11/2021 - 10:33  
  
Twitter 
Google+ 
Na manhã desta quarta-feira (17) o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) celebrou contrato com a empresa Tecnic Construtora para manutenção e recuperação de dessalinizadores de água para comunidades rurais de 8 municípios da região do semiárido do Piauí

Os serviços, coordenados pelo Programa Água Doce, do Emater, irão continuar a beneficiar cerca de 8 mil pessoas que necessitam das ações para receber água de qualidade e próprias para o consumo.

Segundo o coordenador do Programa Água Doce, Adalberto Nascimento, atualmente são 37 sistemas de dessalinização em funcionamento em comunidades rurais difusas espalhadas por 8 municípios do semi-árido piauiense. 

“Hoje estamos tendo o prazer de estar assinando o contrato de manutenção desses sistemas para que continuem fornecendo água de qualidade para essas famílias. Nossa equipe vai estar agora em conjunto com a empresa contratada para que possamos ter a certeza que a água que a gente está colocando nas casas dessas famílias estejam com a qualidade que elas merecem”, diz o coordenador.

Assinatura de contrato de manutenção e expansão de dessalinizadores de água

O contrato visa a manutenção dos sistemas por mais um ano e contempla a ligação de mais 9 sistemas, o que deve totalizar 46 sistemas até o início de 2022. De acordo com o coordenador Adalberto, o Programa Água Doce planeja construir, por meio de licitação, mais 21 sistemas no ano de 2022.

Ainda para o ano de 2022, um novo contrato do Governo do Estado do Piauí, por meio do Emater, com o Ministério do Desenvolvimento Regional, deverá contemplar novos municípios incluindo a zona urbana, ainda não atendidos pelos serviços de abastecimento do Estado. 

Para o diretor geral do Emater Piauí, Leonardo Nogueira, a manutenção dos serviços é de fundamental importância para levar qualidade de vida e saúde às regiões mais remotas do estado.

“Todos esses serviços devem ser levados ao semi-árido, que é lá onde as pessoas não tem água de qualidade para beber e fazer seus alimentos nas comunidades da zona rural. Por isso, o Emater está viabilizando a manutenção desses sistemas e irá contemplar mais pessoas com a continuidade desse serviço”, afirma Leonardo.
Assinatura de contrato de manutenção e expansão de dessalinizadores de água


Segundo o responsável técnico da empresa Tecnic Construtora, Regino de Deus, ao todo são 50 máquinas de dessalinização que fazer o serviço de purificar a água e deixá-la própria para o consumo.

“São dois anos o período de manutenção das máquinas, e agora com esse contrato poderemos continuar os trabalhos no local para atender aos municípios beneficiados”, explica Regino.

Assinatura de contrato de manutenção e expansão de dessalinizadores de água

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64