Parceria entre Emater e IFPI levará reforço à agricultura familiar
29/11/2021 - 14:51

A direção geral do Emater-PI, por meio do diretor geral Leonardo Nogueira, buscou a reitoria do IFPI para início de uma parceria entre os órgãos, com objetivo de proporcionar aos estudantes da instituição acesso a estágios em áreas como técnica agrícola, administrativo, informática e outros segmentos. De contrapartida, o IFPI deverá analisar a viabilidade de disponibilização de cotas para cursos de pós-graduação e extensão para os técnicos da autarquia estadual.

O intercâmbio entre as duas instituições deverá acontecer tanto na capital, quanto nos municípios do interior, por meio dos escritórios regionais, e servirá de base para complementar a formação dos estudantes e, principalmente, reforçar o trabalho dos técnicos agrícolas que lidam diretamente com a agricultura familiar. Nos últimos anos, por conta da pandemia, os trabalhos do Emater tiveram limitações que prejudicaram o andamento de diversos projetos.

Parceria entre Emater-PI e IFPI para reforço na agricultura familiar
Segundo o reitor do IFPI, Paulo Borges, a inclusão de alunos em estágios e monitoria de atividades de campo é uma necessidade que deve complementar a grade curricular dos cursos agora com apoio da assistência técnica do Emater-PI.

“Toda essa parte de residência, toda essa parte de monitoria, de assistência técnica é que esses alunos vão estar presentes com o Emater nos diversos municípios do estado do Piauí. O Emater precisa dessa mão de obra, e nós precisamos colocar esses estudantes no campo”, afirma o reitor.

Para o diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, a parceria é uma maneira eficiente de fortalecer a agricultura familiar e o trabalho dos técnicos do órgão, ao passo em que contribui com a educação, complementando a formação de estudantes de diversos cursos do IFPI.

“Idealizamos essa parceria com intuito de aumentar a capacidade de trabalho do Emater nos municípios do estado, visto que o IFPI possui campus por todo território e carece de vagas de estágio para inserção dos estudantes no mercado. É uma forma eficiente de agregar conhecimento e reforçar os trabalhos da agricultura familiar em todo Piauí”, afirma Leonardo.

O encontro da direção geral do Emater-PI com o IFPI aconteceu na última sexta (26) e contou com a participação da pró-reitoria de extensão, Divamélia Gomes, José dos Santos de Moura, diretor do campus avançado de José de Freitas, Francisco Washington, diretor do campus de Paulistana, e Jobson Borges, diretor geral do campus de São João do Piauí.

Nos próximos meses as duas instituições irão definir os programas e ações em que os alunos serão incluídos, bem como a inclusão de vagas para os cursos a serem ofertados para técnicos do Emater-PI. Atualmente o Emater-PI conta com 17 escritórios, que por meio de seus agentes territoriais, abrangem os municípios do Piauí em sua totalidade.
Parceria entre Emater-PI e IFPI para reforço na agricultura familiar