INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater leva oficinas e experiências em projetos para 70ª Expoapi
03/12/2021 - 12:32  
  
Twitter 
Google+ 
Com início marcado para o dia 05 de dezembro, a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) tem expectativa de negócios que giram em torno de R$ 40 milhões com uma intensa programação que contará com a participação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI). O evento acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde e terá a presença do governador Wellington Dias na segunda-feira (06).

Emater-PI terá programação de palestras e exposições na 70ª Expoapi
O Emater-PI terá stand no evento, que irá disponibilizar para o público em geral exposição de projetos desenvolvidos por todo estado e cursos ministrados por meio de oficinas que irão abordar temas como garantia da segurança alimentar, avicultura, aproveitamento de águas biossalinas e um foco especial para técnicas de ovinocaprinocultura. Os cursos integram o II Fórum de Inovações Tecnológicas (Inscrições AQUI).

A programação do Emater-PI inicia na segunda-feira (06) com a entrega de kits de irrigação para agricultores familiares do estado. Durante os próximos dias, as oficinas acontecerão no turno da manhã, com início às 09hs no stand do Emater na Expoapi.

Na quarta, dia 08, haverá a palestra “Sistema de Produção Integrada de Alimentos - Sisteminha: Propostas de promoção da segurança e soberania alimentar para seus usuários e geração de renda”, com palestra de Luiz Guilherme, da Embrapa Cocais, no Auditório SENAR.

A avicultura será o tema da oficina de quinta-feira (09), “Avicultura no Piauí: A produção de galinha caipira, visando a importância de transferências de tecnologias, geração de empregos, renda e bem estar”, e terá como ministrantes os palestrantes Débora Carvalho e Miguel Ítalo, no auditório SEBRAE.

Na sexta-feira (10) a ovinocaprinocultura será o tema da palestra “Ovinocaprinocultura no Piauí: Explanação das técnicas de ovinocaprinocultura para o Estado do Piauí”, onde serão abordadas formas de criação, manejo e sustentabilidade na criação de ovinos e caprinos, ponto forte do evento. A palestra será ministrada pelo veterinário do Emater, Dr. Edilton Azevedo e Dra. Isolda Márcia Rocha, no Auditório SENAR.

Fechando a programação de palestras do Emater na Expoapi 2021, sábado (11) terá a palestra “Aproveitamento de água biossalina: Experiências do programa Água Doce no semiárido piauiense”, com o coordenador do Programa Água Doce, Adalberto Nascimento e do diretor técnico do Emater, André Rocha, no Auditório SEBRAE e de forma virtual no canal do YouTube do II Forum de Inovações Tecnológicas (LINK AQUI)

Durante o evento, técnicos do Emater-PI estarão presentes para orientar agricultores e produtores sobre os programas e parcerias que viabilizam o desenvolvimento da agricultura familiar no estado como crédito rural, emissão de DAP, modernização do Emater e fomento rural. O órgão está organizado para atender demandas do desenvolvimento rural e sustentável, coordenando, capacitando, monitorando e avaliando as atividades de assistência técnica e extensão rural.

A Expoapi 2021 acontecerá entre os dias 05 e 12 de dezembro e será realizada em forma de evento teste, por conta da pandemia de Covid-19, permitindo a presença de até 5 mil pessoas que deverão apresentar comprovante de vacinação para ingresso no parque. A expectativa é de movimentação de até R$ 40 milhões em negócios e contará com intensa programação que trará shows musicais, leilões, concurso de animais, vendas de equipamentos e espaço para alimentação.
Avicultura, sisteminha, irrigação cursos na Expoapi

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64