Emater-PI reativa escritório e retoma assistência em Alto Longá
06/12/2021 - 13:23

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Emater-PI, reativou o escritório do município de Alto Longá (80 km de Teresina). A reabertura foi possível após celebração de termo de cooperação entre o órgão e a prefeitura municipal

A inauguração da reforma do prédio aconteceu no último sábado (04) e contou com a presença do diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, do deputado estadual Franzé Silva, o prefeito do município de Alto Longá, Henrique César, do supervisor territorial de Alto Longá, Francisco Alves (França), vereadores, secretários municipais, agricultores e representantes do sindicato rural.
Reabertura do escritório do Emater de Alto Longá, Piauí

O retorno das atividades do Emater no município era um desejo dos agricultores familiares, que necessitam dos trabalhos dos técnicos para desenvolver suas unidades produtivas. Segundo o supervisor territorial de Alto Longá, Francisco Alves (França), a reabertura do escritório irá auxiliar muito os agricultores familiares da região, uma vez que a extensão territorial da zona rural é ampla.

“Nós voltamos para poder fortalecer o setor primário (agricultura e pecuária) no município de Alto Longá. Estamos há 30 dias aqui atuando, e já elaboramos 19 projetos para dar o crédito facilitado para esses agricultores familiares do município, que necessitam muito”, explica França.

Na solenidade, o diretor geral do Emater também realizou a entrega de computador e um carro para início dos trabalhos na unidade. A reforma e retorno das atividades foi viabilizada em termo de parceria entre a autarquia estadual e a prefeitura do município de Alto Longá e fazem parte do trabalho constante do órgão em busca da expansão da assistência técnica aos agricultores familiares do estado.

“Aqui temos uma experiência exitosa de um termo de cooperação que fizemos junto à prefeitura, que nessa união possibilitou a retomada desse escritório para receber de forma digna os agricultores e agricultoras da região”, afirma o diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira.

Ainda segundo o diretor, o município também fará parte da experiência de inserção de estudantes para estágio em prática agrícola, desenvolvimento de projetos e aplicação de técnicas no campo com fins de impulsionar a produção. O deputado Franzé Lima citou a importância da assistência ao homem do campo e propôs mecanismos de escoamento da produção local, que deve ser viabilizada através de parceria com o município.

O escritório do Emater de Alto Longá contará com apoio de técnicos do Emater, agência Piauí Fomento, Adapi e Sindicato Rural.

Reabertura do escritório do Emater de Alto Longá, Piauí

Rodrigo Antunes - Ascom