INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) será implantado até junho/22. Veja as mudanças
06/01/2022 - 12:32  
  
Twitter 
Google+ 
Agricultura Familiar. Foto: Divulgação/MAPA
O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), instituiu o cadastro e identificação da agricultora familiar do Brasil. A mudança foi estabelecida pelo decreto n 9.064/2017. Prevista inicialmente para acontecer já em janeiro de 2022, a mudança agora será realizada de forma gradativa até o dia 30 de junho e trará a substituição da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) pelo CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

Como a transição entre os sistemas acontece de forma gradativa, o agricultor que tiver DAP poderá utilizá-la até a data do vencimento e, caso tenha vencimento até o final de junho de 2022, poderá solicitar a renovação por mais dois anos. Novas DAPs poderão ser solicitadas até 30 junho. As empresas e instituições de assistência técnica e extensão rural oficiais serão os primeiros órgãos a operar o novo sistema.

Segundo o diretor técnico André Rocha, o Emater Piauí já obteve aprovação do pedido de credenciamento para operar o novo sistema e passará para as próximas etapas, que são a capacitação e credenciamento dos emissores (extensionistas) para operar o novo sistema. 

O sistema DAP e o sistema CAF irão funcionar ao mesmo tempo até o final de junho de 2022 e o novo cadastro deverá ser feito de forma gratuita.

“O Ministério da Agricultura irá iniciar um piloto no Emater do Distrito Federal e depois vai ampliando para outras regiões até chegar o dia 30 de junho de 2022, para passar a migrar tudo para o sistema CAF. De agora até junho vão funcionar os dois sistemas concomitante”, explica o diretor.

Após a implementação do sistema, o agricultor familiar poderá realizar o CAF tanto por meio do Emater Piauí, quanto por outras instituições que tiverem o credenciamento aprovado junto ao Mapa. Uma das principais mudanças é a abrangência do novo cadastro, que deverá abarcar as informações de toda a unidade familiar agricultora.

Para o cadastro no novo sistema deverão ser apresentados os mesmos documentos da DAP, porém com acréscimo da documentação de todos os integrantes da unidade familiar de acordo com o decreto.


Rodrigo Antunes
Ascom Emater
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64