INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Em 2021 Emater distribuiu 69 kits de irrigação a agricultores
12/01/2022 - 11:30  
  
Twitter 
Google+ 
Emater distribuiu 69 kits de irrigação em 2021
Dezoito municípios piauienses em sete territórios de desenvolvimento receberam 69 kits irrigação direcionados a famílias da agricultura familiar, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI). Os kits fora adquiridos por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 152.977,00 destinada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT).

Os municípios já contemplados são União, Oeiras, Pedro II, Angical do Piauí, Teresina, Valença do Piauí, São Julião, Ribeiro Gonçalves, Corrente, Luzilândia, Novo Oriente do Piauí, Barro Duro, Barras, Juazeiro do Piauí, José de Freitas, Fronteiras, Cajazeiras do Piauí, Alagoinha do Piauí.

Para o diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, os kits de irrigação levam aos agricultores garantia de renda e geração de emprego

"Com certeza esses kits de irrigação alavancam muito a agricultura familiar e incrementam o incentivo da geração de emprego e renda para que os pequenos agricultores tenham uma maior oportunidade do desenvolvimento do seu trabalho diário", afirma Leonardo.

Franzé observa que a agricultura familiar responde por cerca de 70% alimentos que vão à mesa dos brasileiros e que é necessário investir mais no setor. “Temos que olhar para os pequenos produtores, para as famílias que vivem da agricultura e carecem muito de financiamento, equipamentos, assistência técnica e outras formas de amparo”, pontua.

O parlamentar assinala que, também por meio do Emater, em parceria com a Agência de Fomento do Piauí (Piauí Fomento), “estamos viabilizando aos agricultores e agricultoras orientações sobre a elaboração de projetos, para que possam buscar financiamento para suas atividades”.

Estágio em prática agrícola

O diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, destaca, além da importância dos kits irrigação o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no Piauí, o órgão está desenvolvendo, juntos às regionais, projeto de inserção de estudantes para estágio em prática agrícola.

“Esse projeto visa ao desenvolvimento de projetos e aplicação de técnicas no campo, com a finalidade de impulsionar a produção. A assistência ao homem e mulher do campo é fundamental, inclusive com a criação de mecanismos para escoamento da produção local, como já temos articulado”, explica.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64