Emater inaugura primeira sala de extensão rural em escola agrícola do Estado
26/01/2022 - 10:34

Nesta segunda (24) o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) inaugurou a reforma do auditório da sede regional de Oeiras e a Sala de Extensão Rural na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Edilberto, ambos em Oeiras. As inaugurações contaram com a presença do diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, da vice governadora Regina Sousa, do deputado estadual Franzé Silva, secretários de estado, técnicos e extensionistas do Emater regional de Oeiras.

Como inovação no aperfeiçoamento do trabalho de extensão rural, a sala inaugurada na EFA Dom Edilberto levará mais conhecimento dos projetos e técnicas de extensão rural. O projeto, que é um piloto a ser implantado em outras EFAs do estado, é uma parceria do Emater Piauí com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os alunos irão adquirir conhecimentos na geração de projetos agrícolas e de financiamento rural, sendo assistidos pelos técnicos da escola e do Emater regional. Para o diretor geral do Emater, a nova sala de extensão rural é mais um incentivo aos alunos da escola agrícola, que deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no atendimento aos agricultores familiares da região de Oeiras.

“É um grande incentivo tanto pro aluno da escola quanto para as famílias agricultoras que serão atendidas por eles, isso porque eles tem a missão de elaborar projetos, assistidos pelo técnico da escola e supervisionado pelo técnico do Emater, e que eles façam o acompanhamento da execução desse projeto entre as famílias”, explica Leonardo.

O projeto Sala de Extensão Rural deverá chegar em breve a outros municípios do estado, por meio das escolas família agrícola. O deputado Franzé Silva afirma que o fortalecimento da agricultura familiar passa pela aproximação do Emater Piauí com os pequenos produtores e de quem os forma, no caso, as escolas família agrícola.

“O Emater tem que estar próximo do pequeno produtor e de quem forma o pequeno produtor, no caso, as escolas família agrícola. Isso de forma a expandir na capital a chegada do produto”, afirma o deputado Franzé.

Além da Sala de Extensão Rural, foi inaugurada a reforma do auditório da sede regional do Emater de Oeiras. O espaço recebeu cadeiras e uma nova estrutura para realização de palestras, cursos e outras atividades voltadas à agricultura familiar.