INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater-PI busca certificação de produtos orgânicos a horticultores
03/02/2022 - 11:10  
  
Twitter 
Google+ 
Emater viabiliza certificação orgânica a horticultores
Na manhã desta quinta-feira (03) o diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, juntamente com o diretor de convivência com o semiárido, Jerônimo Filho, visitaram o campo horta do povoado Aves Verdes, que faz parte do projeto Cinturão Verde, zona rural de Teresina.

O projeto já funciona há 8 anos e atende a 33 famílias de agricultores que produzem mais de 28 ítens, que tem como grande diferencial a produção feita de forma natural e sustentável, sem uso de agrotóxicos e inseticidas, o que leva o produto a ser considerado agroecológico. As famílias contam com assistência do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) tanto na busca por ferramentas e estrutura de trabalho, quanto na orientação sobre técnicas agrícolas.

A luta da comunidade agora é para adquirir o selo de produto orgânico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que dará mais respaldo para os produtos no mercado, além de elevar a renda das famílias agricultoras.

Segundo o presidente da Associação Campo Horta Aves Verdes, Raimundo Nonato Neri, as técnicas utilizadas no local já credenciam o produto a ser orgânico, o que falta apenas é a certificação do Mapa para oficializar a nomenclatura.

“Estamos há 7 anos na agroecologia, e só podemos vender como orgânico com esse selo. Por isso ele é tão importante, pois permite aumentar as vendas e a nossa renda”, diz Raimundo.

No Piauí ainda não há projetos com selo de certificação orgânica do Mapa. O diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, garantiu a busca pela certificação junto ao Ministério da Agricultura, uma vez que o processo já foi dado entrada e carece de poucos procedimentos para ser efetivado.

“Eu me comprometi agora com o Raimundo, presidente da associação, em buscar, se for preciso, ir em Brasília, para tentar conseguir esse selo. Já foi dada entrada em um processo e a gente vai buscar as autoridades para tentar dar andamento”, afirma o diretor geral.

O cultivo é feito de forma natural, inclusive com a presença de mato, uma vez que algumas espécies servem como repelente natural para o plantio. O diretor de convivência com o semiárido do Emater, Antônio Jerônimo Filho, acompanha o desenvolvimento do projeto na comunidade há 8 anos e explica a importância da assistência técnica para os agricultores.

“O [projeto campo-horta] Aves Verdes, com seus 29 produtos diferentes da agricultura familiar, de base agroecológica, representa muito bem essas comunidades do Cinturão Verde. E o Emater vem atuando, em parceria com outras instituições, na assistência técnica, na infraestrutura, sempre participando das atividades deles aqui”, finaliza Jerônimo.

Ao todo são mais de 5 hectares de terras a serem utilizadas na produção dos alimentos, que já abastecem mercados públicos, mercadinhos, escolas públicas (por meio do compra direta) e o mais recente, o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Além dos produtos naturais, a associação também realiza reaproveitamento de palhas de arroz, do próprio mato dos canteiros e esterco de animais como adubo.

Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.
Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.
Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.

Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.
Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.

Visita ao campo horta Aves Verdes, em Teresina.



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64