INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Agricultor premiado pelo BNB contou com assistência do Emater
25/02/2022 - 10:38  
  
Twitter 
Google+ 
Premiado do BNB Agronordeste teve assistência do Emater
Nesta quinta-feira (24) o Banco do Nordeste realizou a primeira edição do Prêmio BNB Agronordeste, que busca premiar os empreendimentos realizados com investimentos do banco que tiveram maior destaque na produção, eficácia e inovação ao longo de 2021. A cerimônia aconteceu de forma integrada com os outros estados do Nordeste e contou com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Teresa Cristina, além de representantes de parceiros do BNB, como Conab, Embrapa, Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI).

No Piauí, o prêmio foi para o agricultor Jorge Bezerra, de Belém do Piauí, que desenvolve a apicultura e, com os investimentos realizados, expandiu o negócio que antes contava com 380 colméias e aumentou mais 600 unidades.

Em sua propriedade, o Sr Jorge contou com a assistência do Instituto de assistência técnica e extensão rural do Piauí (Emater-PI), que auxiliou na execução do projeto e técnicas de manejo das abelhas e colheita do mel. Além do investimento nas colméias, o Sr Jorge também construiu um galpão para armazenamento e beneficiamento do mel, novas máquinas e equipamentos.

“O Emater nos orientou, mostrou como era que se fazia o trabalho e tudo isso contribui pra gente, que já estamos com 22 anos que trabalhamos com abelhas”, afirma o sr. Jorge.

Segundo o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Diogo Martins, somente no ano de 2021 o BNB investiu R$ 460 milhões em projetos da agricultura familiar por meio de 73 mil operações de crédito. Grande parte desses investimentos foram viabilizados pelos projetos feitos pelo Emater, que atua como grande parceiro do agricultor familiar e um elo com as instituições de crédito.

“[Emater] É um parceiro muito grande com o banco para fazer as propostas de Pronaf A, e outros, e para trazer o desenvolvimento aqui para os agricultores familiares”, destaca Diogo.

Um ponto de destaque e que faz parte do programa Agronordeste é a questão da assistência técnica na condução da expansão do empreendimento. O diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, destacou o trabalho dos técnicos do órgão na condução de projetos de sucesso, como o do Sr. Jorge, premiado pelo BNB. O trabalho do Emater conta, além da assistência técnica de campo, com a elaboração de projetos de crédito rural junto a instituições de crédito, como o BNB, Piauí Fomento, Banco do Brasil, entre outros.

“Temos buscado mais do que nunca incentivar o credito rural e as famílias que se encontram lá na ponta, como lá em Belém do Piauí, que tivemos um premiado a nível de Piauí e de Nordeste do Brasil”, afirma Leonardo.

Apicultura em destaque

A apicultura no Piauí foi um dos destaques na pauta de exportações do estado do Piauí no ano de 2021, ocupando a segunda colocação, perdendo apenas para a soja. Somente no ano passado, foram R$ 175 milhões em exportações para países como Estados Unidos, Canadá e países europeus.

Emater participa da entrega do Premio BNB Agronordeste

Emater participa da entrega do Premio BNB Agronordeste
Emater participa da premiação do BNB Agronordeste

Emater participa da premiação do BNB Agronordeste
Emater participa da premiação do BNB Agronordeste



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64