Emater-PI inaugura posto de atendimento em Gilbués
09/03/2022 - 12:10

Inauguração do posto de atendimento de Gilbués
Nesta terça-feira (08) o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) inaugurou o posto de atendimento do município de Gilbués (766 Km de Teresina). A solenidade de abertura contou com a presença do diretor geral do Emater, Leonardo Nogueira, do prefeito municipal Amiltinho, da vice-presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Gilbués, Andreia Oliveira, do engenheiro agrônomo Ênio Luiz, que ficará responsável pelos atendimentos da região, técnicos do Emater e autoridades locais.

O posto de atendimento foi reaberto no município graças ao termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Gilbués e o Emater estadual ainda no mês de janeiro de 2022. Com a reabertura do posto, os agricultores da região terão mais suporte de técnicos para elaboração de projetos agrícolas, crédito rural, assistência técnica e outros serviços, já que o prédio também terá atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

O diretor geral do Emater destacou a importância das parcerias com os municípios na busca pelo melhor atendimento ao homem e à mulher do campo e a reestruturação do órgão no interior.

“Os termos cooperação vem muito a contribuir nesse momento de reestruturação do Emater. Estamos trabalhando inicialmente com os municípios que tem nos procurado, mas iremos buscar os diversos municípios do estado. Aqui em Gilbués temos a alegria de já poder entregar mais um escritório local que irá contribuir muito com a agricultura e aumentar a produção”, afirma Leonardo Nogueira.

O prefeito Amiltinho, que buscou o Emater para firmar o termo, agradeceu ao empenho em reabrir o posto de atendimento e se pôs à disposição para apoiar os trabalhos do órgão no município.

“Agradeço ao diretor da Emater por atender nossa solicitação ao Termo de Cooperação, realizando um desejo da gestão que era reativação do posto de atendimento do nosso município. Coloco-me à inteira disposição na realização dos trabalhos de apoio ao homem do campo”, destaca o prefeito.

Termos de cooperação avançam pelo estado

Somente do segundo semestre de 2021 ao mês de fevereiro de 2022 o Emater Piauí já firmou e colocou em atividade 36 termos de cooperação com municípios. Além destes, mais 60 solicitações estão em andamento. A expectativa é que até o fim de 2022 maioria dos municípios sejam contemplados com esses termos, que levam o atendimento ao homem e à mulher do campo até mais próximo das lavouras e projetos produtivos.

Inauguração do posto de atendimento de Gilbués