Na manhã desta quinta-feira (07) a governadora Regina Sousa recebeu a equipe de diretores do Emater Piauí em reunião no Palácio de Karnak. Estiveram presentes diretores de diversas áreas do órgão e foram apresentados os balanços de ações em andamento e definidas metas para melhor eficácia do atendimento da extensão rural do estado.
A governadora Regina Sousa destacou a busca por celeridade nos projetos que atendem à agricultura familiar, sobretudo os que já estão em andamento. Segundo a governadora, a celeridade nos projetos em andamento visam garantir mais renda e qualidade de vida para os agricultores familiares. Um ponto forte que será executado pelo Emater é a produtividade da agricultura familiar liderada por mulheres do campo.
"Em muitas comunidades as lideranças são mulheres e as mulheres do campo ocupam muito mais lugares de poder do que as mulheres da cidade", enfatiza.
Como forma de fomentar essa área, o Emater já desenvolve projetos que capacitam as mulheres do campo em produções como fábricas de cajuína, fábricas de polpa, doces. Um projeto piloto já está iniciando as atividades que deverão atender a todos os territórios de desenvolvimento do estado.
"Essas atividades vão desenvolver ainda mais a geração de renda dessas mulheres que vem ganhando espaço", destaca o diretor.
Balanço de ações
Dentre as ações já desenvolvidas pelo Emater e apresentadas, estão projetos para capacitação de técnicos, reforço no atendimento aos agricultores por meio de termos de cooperação, modernização do acompanhamento da produção, abastecimento e fomento da produção agrícola. Além desses pontos, também foi apresentado o plano de reestruturação do órgão, elaborado pelos técnicos que visa nortear as ações para dar melhores condições de trabalho para os técnicos e extensionistas. Nesse contexto, já encontra-se em andamento a reestruturação dos escritórios regionais e as parcerias com os municípios que estão permitindo a reabertura dos escritórios locais.