INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Curso de beneficiamento do cajá capacita acolhidos da Fazenda da Paz
11/04/2022 - 11:54  
  
Twitter 
Google+ 
Na última sexta-feira (08) foi realizado o encerramento do curso Processamento Agroindustrial do Cajá, realizado pela Embrapa, Emater Piauí, Fazenda da Paz com financiamento da Fapepi (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Piauí). 

O curso foi ministrado pela nutricionista Márcia Ferreira e pela técnica do Emater, Rosana Leal, aos acolhidos da Fazenda da Paz, que receberam capacitação para fabricação de produtos à base do cajá, como polpas, sorvetes, geléias e sucos da fruta.

Segundo o pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto Cajá, Valdemício Ferreira, o curso faz parte de um grande projeto de desenvolvimento de tecnologias para cultivo sustentável da fruta e cumpre sua missão ao levar esses conhecimentos aos acolhidos da Fazenda da Paz, que utilizarão como trabalho a partir de agora.

“É uma ação extremamente importante, essa ação que é um dos grande projetos de cajá, (...) e esta meta está sendo cumprida aqui numa importância tão grande, porque trouxemos a realização desse curso para um grupo de pessoas que com certeza irão colocar em prática”, destaca o pesquisador.

O curso serviu de novos aprendizados para os acolhidos da Fazenda da Paz, que deverá entrar na rota de fabricação de produtos à base do cajá, levando geração de emprego e garantindo um futuro digno para os acolhidos da instituição.

“A Fazenda da Paz vai se beneficiar muito na produção em parceria com os produtores e a gente vai levar ao mercado um trabalho de tudo aquilo que possa ser produzido do cajá”, diz Célio Barbosa, fundador e coordenador da Fazenda da Paz.

A nutricionista do Emater, que ministrou o curso, Márcia Ferreira, destaca a importância do curso na utilização do cajá, fruta ainda pouco conhecida, para se valorizar agregando valor através dos processos que foram passados durante o curso.

“Eles estão preparados para enfrentar o mercado com qualidade”, afirma Márcia.

Além do conhecimento, pesa na avaliação de cursos como esse a função social, onde o Emater Piauí pode levar conhecimento para vida de pessoas que terão, neste aprendizado, uma possibilidade de mudança de vida.

“Saímos satisfeitos e do retorno que eles nos deram uma equipe boa, colaborativa e saímos daqui com a sensação de dever cumprido”, diz Rosana Leal, técnica do Emater.

Além dos processos de beneficiamento do Cajá também foram repassados conhecimentos acerca de gestão e empreendedorismo, para que muitos possam iniciar suas atividades e assim ingressar no mercado de trabalho.

Curso Processamento Agroindustrial do Cajá
Curso Processamento Agroindustrial do Cajá
Curso Processamento Agroindustrial do Cajá
Curso Processamento Agroindustrial do Cajá


EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64