A Reunião “Diálogo de Ater – Nordeste e Agentes Financeiros” teve em sua programação de hoje, 15/03, à tarde, uma discussão com o Banco do Brasil baseada em encaminhamentos e uniformização de procedimentos apresentados pelo Banco em relação a projetos de financiamentos que terão os Emater´s como parceiros.
Segundo o Diretor-Técnico do Emater/PI, Adalberto Nascimento, essas parcerias deverão acontecer de forma a envolver toda a Instituição, não só envolvendo alguns setores. “Por exemplo, muitos técnicos dos Emater´s, desenvolvem ações no setor de Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS nas comunidades, mas os diretores não têm conhecimento dessas ações e acabam elaborando projetos na mesma área e enviam ao MDA, quando poderiam estar propondo novos convênios”, explica Adalberto Nascimento.
Dentre os encaminhamentos destacam-se três. O primeiro refere-se a uma sugestão geral de que os Emater´s tenham propostas comuns representadas pela ASBRAER – Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, mas que na hora de formular os convênios sejam realizados a nível de superintendências estaduais.
Uma segunda proposta fundamental é que as Instituições de Ater tenham uma mesma posição em relação às parcerias com os bancos, ou seja, os trabalhos devem ser realizados de maneira institucional, onde a administração da Instituição faça o convênio e a partir daí seja repassada aos seus servidores.
Um terceiro encaminhamento foi que os Emater´s propuseram ao Banco do Brasil um programa on-line, onde as Instituições poderão comprovar o trabalho de Assistência Técnica através desse sistema, evitando a questão da remessa de papel das Emater´s para os bancos, diminuindo assim a burocracia nesse setor.
A partir desses encaminhamentos, ficou decidido que a ASBRAER enviará um documento sistemático com todas essas propostas até o dia 13/04 e o Banco do Brasil, através dos seus representantes presentes na reunião, já esteja, até essa data, com uma resposta de sua Diretoria sobre a junção de todos os trabalhos do Banco num só convênio.
A avaliação feita pelo Diretor-Técnico do Emater sobre o dia foi otimista em relação ao trabalho da Assistência Técnica. Segundo ele, ela é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste e que as propostas feitas durante o primeiro dia da reunião só terão êxito com os diversos parceiros atuando em conjunto e de maneira sistemática.