O Seminário das Comunidades Negras Rurais Quilombolas da Região Norte do Piauí, técnicos do Emater e parceiros, será realizado neste sábado e domingo no município de Esperantina. O encontro está sendo promovido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI e a Coordenação das Comunidades Negras Rurais quilombolas, com o objetivo de expandir a política de assistência técnica e extensão rural nas comunidades quilombolas piauienses.
O projeto ATER no Quilombo já vem sendo realizado em comunidades quilombolas no Semi-Árido piauiense nas regiões de Picos e Paulistana, desde 2004, quando aconteceu este mesmo seminário.
Durante o encontro serão discutidas temáticas próprias do povo negro como cultura e reforma agrária. A assessora das comunidades quilombolas no Projeto ATER no Quilombo, Assunção Aguiar, fala do objetivo do encontro. "Iremos discutir as políticas públicas voltadas para o povo negro e através destas discussões vamos tomar conhecimento das demandas de cada comunidade e traçar caminhos para o desenvolvimento da região", afirma Assunção.
A organização do evento estima que cerca de 100 pessoas, vindas de 15 comunidades quilombolas participem do seminário, que também será realizado nos dias 31/03 e 01/04, na região Sul do Estado no município de São Raimundo Nonato. Na região Centro-Sul será realizado no município de Simões nos dias 14 e 15/04.