No período de 22/05 à 29/06, quinze municípios do Estado serão beneficiados com curso de piscicultura promovido por técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI.
Os cursos são a continuação de uma capacitação realizada em março deste ano onde os técnicos discutiram durante dezoito dias temas como qualidade de água em piscicultura, nutrição/alimentação e cultivo dos peixes em tanques-rede, sanidade dos peixes, projetos aquícolas – plano, orçamento e viabilidade econômica, engenharia de projetos entre outros.
Com o objetivo de promover a difusão de técnicas e metodologias na criação, beneficiamento e comercialização de peixes, os cursos terão duração de 40h/aula e beneficiarão cerca de 30 famílias por município. Além de aulas teóricas, as regiões serão beneficiadas com kit piscicultura contendo equipamentos para medição de temperatura e PH da água que serão empregados durante as aulas práticas que acontecerão nos açudes e barragens dos municípios contemplados.
Segundo o diretor técnico do Emater, Adalberto Nascimento, essa é a segunda a etapa dos cursos. “As 16 regiões assistidas pelo Emater serão contempladas com técnicas modernas de criação de peixes em tanques-rede até o período de junho desse ano”, afirma.
Os municípios contemplados serão: Paulistana, Cocal, Valença, Bom Jesus, Pavussú, Beneditinos, Rio Grande do PI, Uruçuí, Bocaína, São João da Canabrava, Redenção, União, Piracuruca, Curimatá e Guadalupe.