Aconteceu ontem, 03/04, na cidade de Bocaina, a primeira Festa do Peixe. O evento foi realizado ás às margens da barragem Bocaina, onde é desenvolvido um projeto de criação de peixe em tanques-rede. Existem no município 300 tanques-rede da espécie tilápia e mais de 15 hectares em tanques-terra para a produção de tambaquis.
Esse projeto é o resultado da parceria entre vários órgãos governamentais e não-governamentais, entre eles o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI.
O Emater participou da festa promovendo a capacitação de 20 merendeiras, das escolas públicas municipais e estaduais, pois por iniciativa da prefeitura, o peixe será introduzido na merenda escolar no município de Bocaina. Segundo a extensionista social do Emater, Maria Jesus Liart, para a introdução do pescado na merenda escolar é importante aprender a fazer pratos diferentes se utilizando o peixe.
" O trabalho foi importante, pois para um melhor aproveitamento do peixe na merenda escolar é necessário se aprender formas diferentes de se preparar. A criança quando vê um prato com preparo diferente come muito melhor", explica Jesus. Durante quatro dias, extensionistas do Instituto também realizaram um curso sobre gastronomia a base de peixe. Durante a festa o estande do emater foi um dos mais visitados com, uma exposição de pratos a base das espécies tilápia e tambaqui, como pizza, lasanha, torta e outras delícias.
A regional de Picos também conta com uma cooperativa aqüícola que para o funcionário, Osmar Cláudio, o trabalho da cooperativa ajudou bastante na melhoria de vida dos produtores da região " A cooperativa melhorou não só a renda das famílias, mas também aumentou as oportunidades de trabalho na região", afirma Osmar.
Durante a festa foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento local, construída pela Companhia de Desenvolvimento para o Vale do São Francisco e Parnaíba - Codevasf, em parceria com a Prefeitura de Bocaina. Também foi realizado o processo de inseminação de matrizes de tambaquis para a produção de alevinos.
Além de trabalhos na área de piscicultura, o Emater também desenvolve ,nos 24 municípios da regional de Picos, outros atividades como o atendimento a 1804 famílias pelo Pronaf C, na linha custeio.
Desenvolve trabalhos também na produção de cajuína, onde na comunidade Mirolândia já está prevista a construção de uma Unidade de Beneficiamento de cajuína em parceria com o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - Pronat. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário também serão reformados 8 centros regionais, sendo que no Centro Regional de Picos a reforma já foi iniciada.