Na comunidade Baixa dos Morros, localizada a 9 km do município de Fartura do Piauí, cerca de 20 famílias estão sendo beneficiadas com um projeto de suporte forrageiro a base de palma e leucena, como alternativa para alimentação dos animais durante o período seco.
O município está localizado na região de São Raimundo Nonato e conta com cerca de 5 mil habitantes que vivem das atividades do meio rural, principalmente do plantio de milho, feijão e mandioca e da criação de caprinos, ovinos e bovinos.
Fartura tem um escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, equipado e informatizado, que foi inaugurado em 2005 em parceria com a prefeitura da cidade. Durante o ano de 2006, cerca de 120 famílias foram beneficiadas com 120 Pronaf’s nas linhas B e C no valor de aproximadamente 210 mil reais.
Segundo o Diretor-técnico do Emater, Adalberto Nascimento, o projeto de suporte forrageiro é desenvolvido em forma de consórcio da forrageira palma com a leguminosa leucena. “Nesse período chuvoso, que a leucena se desenvolve muito bem, é feito um corte e a ela é fenada, desidratada e sacada para que os produtores possam utilizá-la no período seco do ano. Além de ter a leucena no campo, eles vão tê-la à disposição para ser administrado na alimentação dos animais”, explica.
O projeto surgiu por iniciativa do Extensionista Rural do Emater no município, Erasmo Carlos Ribeiro, com a função de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. “A principal função que eu vejo nesse projeto é garantir alimento de qualidade para ovinos e caprinos, durante todo o ano e assim potencializar a atividade de ovinocaprinocultura muito presente na região”, afirma.