Durante o final de semana, dias 14 e 15/04, será realizado o Seminário das Comunidades Negras Rurais Quilombolas da região Centro-sul, no município de Simões, com técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI e parceiros.
O seminário está sendo promovido pelo Emater e a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, com o objetivo de expandir a política de assistência técnica e extensão rural nas comunidades quilombolas piauienses.
O Encontro é considerado pelos organizadores de fundamental importância, já que é uma oportunidade para as comunidades discutirem diretamente com os representantes do governo políticas públicas voltadas para as comunidades negras, através de exposição de projetos já realizados e medidas a serem tomadas para os próximos anos.
Durante a oportunidade, representantes do Emater irão apresentar as ações do Instituto nos projetos com comunidades quilombolas, enfocando o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – o Ater no Quilombo, que vem sendo desenvolvido, desde 2004, no semi-árido piauiense nas regiões de Picos e Paulistana.
O Diretor Geral do Emater, Adalberto Pereira ressalta a importância do Projeto Ater no Quilombo. "Hoje, com esse projeto, as comunidades têm alcançado um nível de atendimento de suas demandas e necessidades de forma muito positiva, tanto em relação à infra-estrutura como em relação ao resgate da cultura negra", afirma.
O Seminário das Comunidades Negras Rurais Quilombolas já foi realizado nos municípios de São Raimundo Nonato e Esperantina, no final do mês de março e início de abril.