Desde ontem, 23/04, técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI ministram curso de ovinocaprinocultura no município de Cabeceiras, localizado a 100 km de Teresina, na região de Barras. O curso faz parte de uma série de vinte e três capacitações, com o mesmo tema, a serem ministrados em dez municípios de quatro regiões do Estado.
As capacitações serão realizadas com recursos liberados pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf, com o objetivo de capacitar os agricultores e agricultoras familiares no manejo com o rebanho e na utilização das 8 Unidades de Transferências de Tecnologias – UTT’S, que serão implantadas após os cursos.
Segundo o Extensionista Rural do Emater, João Coimbra, essas unidades serão implantadas com toda a estrutura necessária para seu funcionamento. “Cada UTT será equipada com 25 matrizes; um reprodutor; um banco de proteína com cerca de 1 hectare de leucena; caprinos pisoteio; um cento de manejo e material de insumos, além de acompanhamento técnico do Emater”, explica.
Cada turma contará com cerca de 20 participantes e o curso terá carga horária de 40 horas que serão divididas em dois módulos. O primeiro módulo terá como tema sanidade na ovinocaprinocultura e o segundo o manejo reprodutivo e alimentar do rebanho.
Para facilitar o aprendizado dos participantes, o curso será dividido em segmentos prático e teórico. “Nós dividimos o curso em dois segmentos, primeiro as aulas serão teóricas, em sala, com explanação sobre as principais doenças e tratamentos, manejo reprodutivo e alimentar e aulas práticas, nos apriscos, com aplicação de tratamentos de verminoses, frieira, observação de instalações e realizações de castrações”, afirma.
Além de Cabeceiras, serão beneficiados os municípios de Campo Maior, Boa Hora, Cocal de Telha, Nossa Senhora do Nazaré, Novo Santo Antônio, Boqueirão, Massapé do Piauí, Bertolinea e Padre Marcos.