Teve início hoje, 24, o curso de mandiocultura no Assentamento São Cristóvão no município de Miguel Alves. Cerca de 20 participantes estão sendo capacitados por técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto e a renda das famílias.
O curso é dividido em 03 módulos que tratam de temas sobre Gestão, Sistema de Produção e Fabricação de Farinha. A primeira etapa será realizada até o dia 27/04. A segunda e terceira etapas acontecem entre os dias 02 a 05/05.
Segundo a instrutora do primeiro módulo, Socorro Ulisses, o objetivo do curso é orientar os agricultores quanto à produção e qualidade dos produtos. “Essa primeira etapa visa possibilitar a melhoria da qualidade dos produtos e a inserção da mandioca no mercado, permitindo que os agricultores tenham conhecimentos básicos de gerenciamento, planejamento e organização, garantindo o sucesso da produção e a melhoria da renda”, explica Socorro.
A etapa de Gestão foi realizada também no assentamento Lagoa Nova, município de Curralinhos. O curso contou com 14 agricultores familiares, onde os participantes realizaram dinâmicas e aplicação de cartilhas sobre gestão empresarial.
“A aceitação da comunidade quanto ao curso foi muito positiva, apesar da Gestão ser um tema novo, eles questionaram bastante, participaram das dinâmicas e dos trabalhos de grupo que foram feitos”, afirma Socorro Ulisses.