Tomou posse hoje, 27/04, o novo Diretor-Geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, Francisco Guedes, em cerimônia de transferência de cargo realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR.
A cerimônia foi muito prestigiada, com a presença do Governador em exercício, Wilson Martins, muitos Deputados Estaduais, Secretários de Governo, Movimentos Sociais, servidores do Emater e representantes de diversos órgãos parceiros do Instituto.
Durante o evento, Adalberto Pereira, ex Diretor-Geral do Instituto, falou sobre as ações desenvolvidas em sua gestão, resgatando a situação em que se encontrava o Emater, assim que assumiu o Instituto.
“Enfrentamos um desafio muito grande, o Emater não tinha credibilidade nem para alugar uma casa, por isso priorizamos duas frentes de trabalho, uma baseada na reestruturação física do Instituto e outra priorizando as demandas mais imediatas dos agricultores familiares”, afirmou Adalberto Pereira.
Em seu discurso, Adalberto destacou o trabalho desenvolvido junto aos Movimentos Sociais do Estado e o Projeto Cajuína do Piauí, além de apresentar a atual situação do Emater, que hoje conta com 184 escritórios em todo o Piauí.
O novo Diretor-Geral, Francisco Guedes, assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho já realizado e apresentou algumas metas que pretende desenvolver ao longo de sua gestão. “Comparo o novo trabalho a um time de futebol, convoco a todos os servidores e servidoras a jogarem em favor do time e não ficar apenas na platéia, para continuar ganhando precisamos estar atuando em campo”.
Representando o Governador Wellington Dias, o Vice-Governador, Wilson Martins, lembrou a longa história do Emater, fazendo referência ao trabalho desenvolvido nesse primeiro mandato e falou os desafios para os próximos anos. “Nesse primeiro mandato, o Emater foi interiorizado e estruturado. Agora, é preciso dar uma maior dimensão ao Instituto, priorizando maiores investimentos”.