INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater presente no município de Guaribas
30/04/2007 - 00:11:52  
  
Twitter 
Google+ 
Unidade didática de criação de abelhas

      Nos últimos quatro anos o município de Guaribas, localizado a 740 km de Teresina, no sul do Piauí, recebeu uma atenção especial do Governo do Estado, sendo beneficiado com grandes investimentos. Guaribas é internacionalmente conhecida por ter sido cidade-piloto do Programa Fome Zero, do Governo Federal. E conta, desde 2004, com um escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, que vem executando importantes projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar do município.

      “O Emater sentiu a necessidade de instalar um escritório no município para trabalhar os projetos que viessem ao encontro da melhoria da qualidade de vida dos agricultores da região. E foram elaborados e contratados diversos projetos nas áreas de produção de mandioca, construção de casa de farinha, criação de caprinos e ovinos e na área de apicultura, atendendo a 8 comunidades das 16 existentes no município”, explica Humberto Feitosa, extensionista rural do Emater, que acompanha o município.

      Nos anos de 2005 e 2006, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, o Instituto liberou 800 projetos nas linhas A, B, C e D. Os recursos foram utilizados nos projetos de apicultura, ovinocaprinocultura, mamona, feijão e milho. Cinco comunidades também foram beneficiadas com projetos financiados pelo Programa de Combate à Pobreza Rural - PCPR com assistência técnica dos extensionistas do Emater.

      A comunidade Zé Bento, foi beneficiada com 30 hectares de mandioca e uma casa de farinha, atendendo a 30 famílias, onde cada família é responsável por um hectare. Ao todo foram investidos na comunidade R$ 74.921 reais. E na comunidade Cajueiro foi implantado o mesmo projeto, onde foram investidos cerca de R$ 68 mil reais.

      Na área de ovinocaprinocultura, a comunidade Tamboril adquiriu 156 reprodutores, com 30 famílias desenvolvendo a atividade. E nas comunidades Lagoa de Baixo e Bentão 54 famílias estão desenvolvendo a apicultura, com a implantação de uma colméia para cada família e uma casa de beneficiamento de mel em cada comunidade.

      O Emater implantou uma unidade demonstrativa de apicultura, em parceria com a Associação de Apoio à Política Alimentar – Ação Fome Zero. O projeto envolve 20 famílias, que foram contempladas com a construção de uma casa de beneficiamento de mel.

      Segundo Humberto Feitosa, os extensionistas do Emater prestam assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares, auxiliando na implantação e manutenção dos projetos. “Esses projetos foram elaborados com participação das comunidades e, dentro das potencialidades existentes, os agricultores definiram pelo seu tipo de exploração, sendo que o Extensionista age como um facilitador para elaboração do projeto e, com seu conhecimento técnico-científico e numa convivência com o agricultor familiar, implanta e assiste os projetos, melhorando as técnicas já conhecidas pela comunidade”, explica Feitosa.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64