INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater participa do Programa Nacional de Crédito Fundiário
14/05/2007 - 00:10:30  
  
Twitter 
Google+ 
Projeto de Casa de Farinha elaborado pelo Emater-PI

      Existente desde 2003, o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, um programa de financiamento do Governo Federal para aquisição de terras, atendeu a mais de 8 mil famílias agricultoras no Piauí, fortalecendo a agricultura familiar e contribuindo para a permanência do trabalhador no campo. A participação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI no programa começou em outubro de 2006.

      Segundo o Assessor Técnico do Emater, Avelar Almeida, o PNCF não estava abrangendo todo o Estado e por isso, a participação do Instituto se tornou necessária. “Existia um grande número de famílias assistidas pelo Programa em poucos municípios, daí se analisou a importância da participação do Emater no programa devido a sua presença em quase todos os municípios piauienses”.

      O Programa está dividido em quatro linhas de financiamento, tendo duas principais que se referem ao Combate à Pobreza Rural - CPR e à Consolidação da Agricultura Familiar - CAF. Na primeira linha, executada através Seplan e a Unidade Técnica Estadual do PCPR, foram assentadas 8.218 famílias onde o programa disponibiliza a infra-estrutura básica e as famílias pagam pela terra. Já o CAF é uma linha mais nova, onde as famílias pagam tanto pela terra quanto pela infra-estrutura, mas em condições especiais de pagamento.

      Desde o início de sua participação no programa, o Emater já capacitou 40 técnicos, que estão elaborando projetos em vários municípios do Piauí. Ao todo, estão sendo investidos cerca de três milhões e quinhentos mil reais na contratação e execução de 12 projetos, onde 242 famílias estão sendo beneficiadas.

      No município de Novo Oriente do Piauí, por exemplo, 12 famílias do Assentamento Mãe D’água, também serão beneficiadas, através de um projeto elaborado por técnicos do Instituto e aprovado pelo Conselho Estadual de Crédito Fundiário, no valor de R$ 144 mil reais.

      “O Emater pretende no seu primeiro ano de participação beneficiar mil famílias, para atingir esse objetivo em 2007 foram elaboradas 26 propostas com o intuito de beneficiar 700 famílias” explica Avelar Almeida.

      Também foi criada uma Coordenação Estadual de Crédito Fundiário. Além disso, mais 40 técnicos serão capacitados e receberão equipamentos fundamentais para a melhoria do serviço prestado aos agricultores familiares.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64