Foi lançado hoje, 15, às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado a segunda etapa de seleção do Selo Unicef. O evento é de iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência – Unicef em parceria com o Governo do Estado e participação de Instituições não-governamentais.
O Selo Unicef é um incentivo para que as prefeituras de todo o Brasil promovam atividades de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do Programa Permanente de Convivência com o Semi-árido – PPCSA, Lúcia Araújo, esse prêmio é um reconhecimento público do Unicef que o município adere através da prefeitura em várias etapas.
“Num primeiro plano o município precisa aderir ao prêmio, através da assinatura de um documento feito pelo prefeito, depois dessa adesão, os municípios recebem as metas que devem ser cumpridas. Não esquecendo a regra geral, isto é, que exista no município o Conselho Municipal da Criança e do adolescente ou Conselho Tutelar, a partir disso, a prefeitura passa a organizar sua gestão com atividades voltadas para a criança e adolescente”, explica Lúcia.
Na primeira etapa foram premiados 146 municípios em todo o Brasil, no qual 12 eram do Piauí. A escolha dos premiados foi baseada em critérios como baixo nível de mortalidade e combate ao trabalho infantil, alfabetização de crianças, adolescentes e jovens.
O Emater é um dos parceiros desse projeto, através do comitê “Um mundo para crianças e adolescentes no Semi-árido” na extensão cultural aos agricultores familiares. “Nossa participação se dá junto aos coordenadores regionais, aos municípios e territórios, divulgando diante deles essas atividades de desenvolvimento das famílias rurais.” Afirma a Extensionista Social do Instituto, Maria Góes.
O unicef realiza visitas territoriais para esclarecer e formar as comissões municipais e fazer novos convencimentos para uma adesão máxima dos municípios. Nessa segunda etapa 158 municípios estão sendo convidados a aderirem ao selo.
A premiação será baseada em critérios de superação de problemas dedicados nas áreas de saúde, de segurança e de proteção, além de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes.