Representantes do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, se reuniram ontem, 15/03, na sede estadual do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI para definir estratégias para apresentação de demandas e elaboração de projetos.
Durante a reunião foram acertados detalhes sobre a implantação de um projeto piloto para desenvolver a cajucultura, principalmente a produção de cajuína, na região de Valença, com cerca de 200 famílias beneficiadas de comunidades da Serra do Batista.
Segundo a representante da Eletrobrás, Zenaide Lustosa, esse projeto é resultado de uma das vertentes do Programa Luz para Todos, que visa utilizar a energia dentro de projetos produtivos. "Não adianta levar só energia elétrica para as comunidades rurais. Além da energia, é preciso levar políticas que gerem renda e trabalho para as comunidades que foram contempladas pelo Luz para Todos".
As famílias envolvidas vão ser capacitadas no processo da produção de cajuína e na área de gestão para que possam compreender a lógica do mercado, além de receber, de forma coletiva, uma fábrica de cajuína. "As famílias não vão receber dinheiro, elas vão receber capacitação sobre como transformar o pendúnculo do caju em um produto pronto para ser utilizado para a alimentação humana que é a cajuína do Piauí", explica o Assessor Técnico do Emater, Ademar Cabral.