O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI realizou na terça-feira, 15/05, uma festa para comemorar a passagem do Dia das Mães. O Evento foi realizado no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar – CENTAF, com a presença de Diretores, assessores, e mais de 80 mães que trabalham no Instituto.
O local estava decorado com rosas e corações de balões, num clima aconchegante ao som de um forró pé de serra que fizeram com que as mães tirassem o pé do chão e curtissem o momento. Para Maria Aparecida Soares (Cidinha), do setor da Contabilidade, a festa estava bem organizada. \"O clima da festa estava aconchegante onde as mães se sentiram bem a vontade\", ressalta.
O Diretor-Geral do Instituto, Francisco Guedes, em seu discurso, parabenizou todas as mães e elogiou o trabalho que realizam para o desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural no Estado.
As mães puderam se deliciar com a cajuína do Piauí, que foi servida durante a festa. A bebida é considerada o carro-chefe do Emater, que realiza um trabalho de capacitação de aproveitamento do Pendúnculo do Caju com Ênfase na Produção de Cajuína.
Durante o ano de 2006, foram realizados 52 cursos beneficiando cerca de mil agricultores familiares. Esses cursos têm uma média de 18 participantes e duração de 40 horas, com aulas teóricas e práticas com informações nutricionais, de higiene pessoal e utensílios para o aproveitamento do pendúnculo do caju.
As regiões administrativas do Emater beneficiadas com o Projeto foram São Raimundo Nonato, Floriano, São Pedro, Esperantina, Piripiri, Campo Maior, Teresina e Parnaíba, sendo que essas três últimas tiveram a maior concentração de cursos em função da própria demanda das regiões.