Começa dia 3 de junho a 57ª Feira de Exposição Agropecuária do Piauí – EXPOAPI. Para este ano, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI está preparando muitas novidades para seu estande de exposição. A feira acontece até do dia 10 de junho no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na BR 343, estrada Teresina-Altos.
Segundo o Extensionista Rural do Emater, Everardo Oliveira, a expectativa para a realização da EXPOAPI começou no momento em que foi anunciada a mudança de data, já que nos anos anteriores a feira era realizada nos últimos meses do ano.
“Com a mudança na data, esperamos uma movimentação maior, não só na parte técnica com a participação de mais produtores e a presença de animais, mas também uma maior movimentação social porque é um período em que estão começando as exposições. A questão do clima aqui em Teresina é mais favorável, além da maior disponibilização de recursos financeiros por parte das Instituições”, explica.
Para a feira, o Emater estará expandindo o estande, através de parcerias com outras instituições e trará como novidade uma oficina de processamento do pendúnculo do caju com ênfase na produção de cajuína. Entre os parceiros, estão a Fundação da Paz, que vai comercializar a produção de cajuína feita por seus internos e a Fazenda Soares, que vai expor e vender os produtos do Programa Cinturão Verde.
“Além do que sempre apresentamos, como a tradicional demonstração de horticultura com pequena irrigação, misturador de rações, produção de feno a partir do carrinho de mão para o pequeno produtor, estaremos trazendo duas inovações através de parcerias com a Fundação da Paz e Fazenda Soares” afirma Everardo.
Os interessados em participar da oficina de preparo de pratos à base de caju devem procurar o estande do Emater na EXPOAPI para se informar sobre os horários e inscrições. Todos estão convidados a participar dessa grande festa.