Durante a Oficina Territorial de Planejamento e Deliberação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Infra-estrutura 2007, no Território Vale do Rio Guaribas, que foi realizada nos dias 22 e 23/05, foram estabelecidas as metas para o ano de 2007 para cada órgão integrante do Colegiado Territorial, formado por organizações governamentais e não governamentais.
O objetivo desse colegiado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é contribuir com o desenvolvimento territorial a partir do fortalecimento da agricultura familiar, através da estruturação de atividades produtivas essenciais que favoreçam e fortaleçam o emprego e a renda familiar.
Durante o ano de 2006, o Emater desenvolveu 10 metas no Território do Vale do Rio Guaribas, na área de investimento, no valor total de R$ 510.500. Na área de custeio foram desenvolvidas ações de capacitação dos produtores e ações de intercâmbio com entidades capacitadoras, no valor de vinte e três mil reais.
Na oficina foi definido que o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, que é um dos integrantes desse Colegiado, será responsável por 90% das metas do Projeto Territorial, que serão desenvolvidas no ano de 2007. "O Emater ficou responsável pelo desenvolvimento de todas essas metas devido à sua presença em todos os territórios, inclusive no Vale do Rio Guaribas, com escritórios estruturados e com técnicos qualificados para acompanhar os agricultores familiares", explica o Diretor Geral do Instituto, Francisco Guedes.
Entre as metas a serem atingidas pelo Emater estão a construção de 10 Unidades de Transferência de Tecnologia - Sistemas de barraginhas, inclusão digital dos escritórios do Instituto das regiões de Picos e Paulistana e implantação de 3 agroindústrias de fabricação de cajuína e beneficiamento de frutas tropicais, além da capacitação de agricultores familiares através de cursos e oficinas nas atividades de apicultura, cajucultura e fabricação de farinha. O valor investido na execução de todas metas somam R$ 495 mil.