O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, em parceria com o Programa Crédito Fundiário - PCF da Secretaria de Planejamento inauguraram no último sábado, 23/06, no município de Porto do PI, o assentamento Pilões de Pedras, com uma área de 758 hectares beneficiando 35 famílias.
Foram investidos no Assentamento cerca de 570 mil reais, sendo que 154 mil reais foram destinados à aquisição da terra e 400 mil reais foram investidos na construção das casas, na eletrificação rural, recuperação ambiental das margens do rio Parnaíba e na prestação de assistência técnica e projetos produtivos.
Os recursos destinados à aquisição da terra são reembolsáveis, mas com bônus de até 40%. Já os investimentos comunitários não são reembolsáveis, pois os governos Estadual e Federal dispensaram as famílias do pagamento desses recursos.“Primeiro agradeço a Deus que nos iluminou para buscarmos união e com a organização das nossas famílias e com apoio do Governo do Estado, agora temos nosso pedaço de terra para trabalhar sem pagar renda ao fazendeiro, casa de boa qualidade com energia e água. Agora nós temos dignidade”, comemorou o Presidente da Associação de Agricultores de Pilões de Pedras, Domingos Araújo.
Segundo o Coordenador Estadual do Crédito Fundiário do Emater, Avelar Almeida, o Instituto passou cerca de 15 anos sucateada e agora, no seu processo de reestruturação, ele está cumprindo sua função que é desenvolver a Agricultura Familiar no Piauí. “Hoje, o Emater presta assistência técnica a 13 projetos de assentamentos e com a inauguração de Pilões de Pedras já são três assentamentos implantados, beneficiando 85 famílias, com investimento de R$1.424.991,22, além dos projetos comunitários em execução e dos processos para aquisição de novas áreas, que beneficiarão 700 famílias”.
O Diretor do PCF, Francisco das Chagas Ribeiro, fez um balanço das ações dos governos Federal e Estadual e informou que desde 2003 já foram assentadas 8.400 famílias no Piauí apenas pelo PCF e a meta é chegar a 10 mil famílias até 2008. Além disso, o Diretor anunciou a liberação de mais R$ 630.00,00, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf para investimento em projetos de arroz irrigado, piscicultura e uma fábrica de farinha industrial. “Com muito esforço e dedicação, através de parcerias com os agentes financeiros e agora com o Emater, que tem abrangência em todo o Estado, com certeza essas metas serão alcançadas, se caracterizando como grande obra social do Governo”, afirmou Francisco das Chagas.