INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Pronaf apresenta bons resultados em Oeiras
17/08/2007 - 00:11:36  
  
Twitter 
Google+ 

Por José Marques de Souza Filho
     Assessor de Comunicação do EMATER
     Tel – 9403 2900

     O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Eng. Francisco Guedes e o Superintendente de Agricultura Familiar da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Augusto, após visitaram, no ultimo final de semana, as famílias da agrovila Boa Esperança, em Oeiras, conseguiram empolgar o Governador Wellington Dias sobre os bons resultados alcançados com os investimentos do PRONAF naquele assentamento.

     Dias visitou hoje (15), o assentamento que está se preparando para colher nos próximos dias cerca 75 mil kg de tomate, o que equivale a 3 mil caixas de produto e uma renda de R$ 90 mil para os assentados. Os recursos do projeto foram adquiridos através do PRONAF A – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que, na época, tinha o valor de R$ 15 mil por família.

     Segundo o presidente da associação, Reginaldo Silva Nascimento, 33 anos, 4 filhos, além dos incentivos do PRONAF, também o Programa de Compra Direta Local já garantiu a compra de outros produtos do assentamento como cheiro-verde, milho, melancia, macaxeira, e vai comprar ainda cerca de 50% do tomate que será colhido. “O dinheiro do PRONAF deu para implantar o sistema de irrigação, que tem área de 15 hectares, onde está sendo plantado, até agora, o tomate e mais um hectare de pimentão. Também construímos uma casa de farinha e plantamos cerca de 70 hectares de caju e mandioca em plantio de sequeiro. Foi possível ainda o plantio de 1 hectare de milho onde vai dar para colher 20 mil espigas e um hectare de maracujá”, comemora Reginaldo.

     O presidente da associação do assentamento, criado pelo INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária desde 1994, criticou o trabalho de assistência técnica feito na primeira tentativa deles, através de uma empresa particular, com o plantio de melancia, mas, comemora o trabalho realizado desta vez por outra empresa. Empolgado agora com o projeto, ele disse que a assistência técnica foi decisiva para o sucesso do trabalho. No entanto, ele lamentou que apenas 21, dos 41 assentados, tenham participado desta iniciativa.

     De acordo com Reginaldo, ele não sonha em ficar rico ainda, mas quer melhorar de vida para  aumentar a irrigação e plantar toda a área do assentamento, além de comprar um transporte para comercializar os produtos. Com a colheita da primeira produção, o agricultor disse que vai pagar alguns débitos e investir na produção. Apesar de estar satisfeito com o que já conseguiu, disse já ter passado bastante dificuldade e agradece ao governador Wellington Dias e ao Presidente Lula. “O governo Wellington Dias e Lula tem sido mais do que um pai para nós. Tem nos ajudado muito”, finaliza Reginaldo.
 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64