"Acreditamos que a agricultura familiar é a forma de contribuir para o desenvolvimento do país". Essas palavras fazem parte do discurso do Governador Wellington Dias na abertura do Dia da Agricultura Familiar comemorado ontem, 08/06, no Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde, o Verdão, com a presença de autoridades nacionais e locais, representantes das comunidades agrícolas, onde houve apresentações culturais e muitas informações sobre o trabalho desenvolvido no Estado sobre esse tema.
A solenidade foi marcada pela entrega das bibliotecas Arcas das Letras da Secretaria de Desenvolvimento Agrário às comunidades rurais do território Entre Rios, de Teresina, Palmeirais, Altos e José de Freitas; assinatura de termo de compra de venda dos produtos da Fazenda Soares como macaxeira, cheiro verde, coentro, feijão e abóbora através do Programa Compra Direta Local dos produtos que foram doados aos moradores da Casa Toca de Assis; entrega de casas populares que irão beneficiar 5.440 famílias da Comunidade Brasileira pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.
O Emater, um dos parceiros do evento, fez a entrega de um veículo ao escritório territorial de Teresina e de cestas de produtos da agricultura familiar aos secretários da Agricultura Familiar - SAF, Walter Bianchini e ao secretário federal do Reordenamento Agrário, Eugênio Peixoto. O Diretor-geral do Instituto, Adalberto Pereira, representando a Associação Brasileira das Entidades Estaduais da Assistência Técnica e Extensão Rural – ASBRAER, entregou uma placa de homenagem ao secretário da Agricultura Familiar.
Segundo Bianchini, o Dia da Agricultura familiar representou um dia de Festa porque os dados numéricos apresentam muitos desenvolvimentos neste setor. "Nestes três anos de Governo, os agricultores familiares estão sendo tratados como cidadãos, são mais de R$ 1,5 bilhão de investimentos na agricultura familiar. E se precisar de mais recursos, o Governo Federal irá liberar", alegra-se Bianchini.
O secretário federal do Reordenamento Agrário, Eugênio Peixoto, concorda com Bianchini e acrescenta que esta política de agricultura está provocando uma mudança concreta no tratamento dos bancos em relação aos agricultores familiares. "Já são mais de 5 mil famílias de assentadas pelo programa de crédito fundiário. Nesse dia mesmo, o banco está trazendo o povo para conversar", enfatiza Peixoto.
A programação segui-se com um momento de perguntas e respostas entre os agricultores familiares e as instituições competentes, onde as comunidades puderam colocar seus questionamentos e tirar suas dúvidas, além acompanhar as explicações de Bianchini sobre as mudanças no plano safra/2006.
O evento é promovido pelo Ministério do desenvolvimento Agrário – MDA em parceria com o Banco do Nordeste – BNB com colaboração do Instituto de Assistência técnica e Extensão Rural – Emater, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR, Crédito Fundiário e etc.
Os agricultores presentes também confirmam o sucesso desse dia. Segundo Antônio José Soares representante do Assentamento Maracaí do município de Ipiranga, onde vivem 81 famílias, esse dia foi uma oportunidade para ele conhecer e conversar com as instituições que trabalham com a agricultura no Estado. " É a primeira vez que participo de uma comemoração para a agricultura familiar, estou muito contente. Aproveitei para vender os produtos da minha comunidade e conversar com aquelas pessoas que desenvolvem o trabalho de apoio à agricultura. Estarei levando muitas informações à minha comunidade", explicou Antônio José.