Sensibilizar os técnicos do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí sobre um novo olhar das atividades deste Instituto, visando incluir nos roteiros turísticos do nosso estado o turismo rural na agricultura familiar como uma opção de geração de emprego e renda para os próprios agricultores familiares, além de oferece aos turistas a possibilidade de lazer, entretenimento e conhecimento da realidade rural do nosso Estado.
Foi com essa prerrogativa que 25 técnicos das regionais do EMATER da região sul do estado participaram do seminário Turismo “Rural na Agricultura Familiar”, que aconteceu de 25 a 27 deste mês no município de Oeiras. O seminário foi ministrado pelo Eng. Agrº e turismólogo Flávio Abreu Calcanhoto, coordenador da rede TRAF – Turismo Rural na Agricultura Familiar, do EMATER - Rio Grande do Sul. Este seminário também já foi ministrado, em data anterior, na cidade de Pedro II, envolvendo mais 25 técnicos dos municípios da região norte.
“O turismo rural já é uma realidade em muitos estados do sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. Com isso, busca-se fomentar a diversificação de produtos e mercado da agricultura familiar, neste caso como uma atividade não-agrícola, para contribuir na criação de mais oportunidade de geração de trabalho e renda. Este trabalho tem o apoio do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e MMA – Ministério do Meio Ambiente. Para isso, o EMATER/Piauí está capacitando os seus técnicos no sentido de promover atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável”, enfatiza o eng. agrº Francisco Guedes, diretor geral do Instituto.
A programação dos seminários envolveu discussões sobre a política Nacional de turismo da agricultura familiar, conceitos e interpretações do turismo rural, oportunidades e potencialidades para o turismo rural no Piauí e na região, linhas de crédito e demais temas sobre o assunto. “Em seguida à realização deste seminário, nós vamos fazer um levantamento completo das possibilidades de cada região para a organização de um roteiro turístico que possa incluir a atividade de turismo rural na agricultura familiar”, finaliza Guedes.
Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827
29/10/07