INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER quer resultados positivos dos regionais
03/11/2007 - 00:10:10  
  
Twitter 
Google+ 

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827/9929 5934

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agron. Francisco Guedes levou, nos dias 28 e 29 passados, a equipe de diretores deste Instituto para reuniões de trabalho com os novos coordenadores dos escritórios regionais da instituição nos municípios de Picos e Floriano. Participaram da atividade o diretor técnico, Adalberto Nascimento, e a diretora de Educação e Extensão, Laura Emília, além de José Batista, que representou a diretoria administrativo/financeira.

A proposta visou fazer um contato direto da diretoria geral com os regionais para fazer uma avaliação e planejamento de atividades, além de preparar os coordenadores para a realização dos seminários regionais que vão colaborar na formulação do Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí. “Tratamos de vários temas, dentre eles, a necessidade que o EMATER tem de melhorar suas estratégias de comunicação. O EMATER faz muita coisa, mas o que a gente faz e não divulga, para a sociedade não existe. É por isso que estamos buscando dotar a nossa Assessoria de Comunicação e Marketing com uma estrutura qualificada de recursos materiais e humanos”, explica Guedes.

Além de trocar experiências, os diretores buscaram também identificar demandas para definir prioridades. De acordo com o diretor geral, a determinação é que cada regional  busque promover experiências positivas no âmbito dos seus regionais. “A ONU – Organização das Nações Unidas definiu que, para sair da linha de pobreza, uma pessoa deve ganhar em média R$ 100,00 por mês. Então, uma família do Piauí, por exemplo, que tem em média cinco pessoas, tem que ganhar R$ 500,00 mês. O EMATER está contribuindo para que isso aconteça no Estado do Piauí. Mas, nós queremos melhorar mais. É isso que nós queremos: saber em que a nossa instituição pode mudar a vida das pessoas”, avalia Guedes.

Os diretores foram enfáticos em fazer várias observações de caráter administrativo, visando solucionar problemas e dar mais agilidade aos encaminhamentos da rotina da entidade. Além de incentivar o uso da internet e de correspondências via email, os diretores pediram uma planilha de custos para reforma de escritórios, quando for o caso, e aquisição de materiais e equipamentos. “Em articulação com o governador Wellington Dias, nós queremos fazer uma completa reestruturação deste instituto em todos os escritórios”, diz Guedes.

Outras temas, bem mais delicados, também foram tratados como a importância dos técnicos do EMATER, que prestem serviços de consultoria para outras instituições, sejam identificados como técnico do EMATER e não só como consultores. “Nós falamos ainda de uma outra questão ainda mais melindrosa. Nós buscamos alertar aos nossos coordenadores a necessidade de fiscalizar a expedição correta dos laudos técnicos. Nenhum técnicos do EMATER pode dar informações incorretas, principalmente, nos casos de DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, finalizou Guedes.


1/11/07
  

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64